22.7.07

Os discos evangélicos mais estranhos de todos os tempos

Quando alguém fizer a lista dos discos mais bizarros de todos os tempos terá que incluir "Demônios que Choram - Espantosas Gravações de Demônos Falando Através das Pessoas Possuídas por Eles" (Crying Demons - Amazing Recordings of Demons Speaking Through People Who Are Possessed by Them). Só a capa já garante o posto:




O álbum é uma coleção das gravações dos exorcismos realizados pelo famoso pastor americano A. A. Allen nos anos de 1960. O disco de vinil é uma raridade (parece que a maior parte do estoque se queimou num incêndio em um depósito décadas atrás), mas o CD ainda pode ser comprado (US$ 9,90) através do site mantido pela família de Allen. Vale a pena. A julgar pela amostra grátis que é possível escutar em alguns sites o disco é tão trash quanto a capa.

Em um trecho por exemplo, ouvimos Allen expulsando um demônio de uma mulher em um ritual que lembra mais a negociação com uma criança mimada do que com um demônio das profundezas do inferno:

"Diabo, você vai sair.", comanda com autoridade o pastor
"Eu não vou a lugar nenhum...", responde sonolentamente o diabo.
"Você vai sair daí."
"Eu não vou a lugar nenhum..."
"Você vai sair daí."
"Não..."
"Você vai!"
"Não..."
"O que faz você pensar que não vai sair?"
"Eu não vou."
"Você vai sair sim!"
"Nãaaaaoooo, eu não tô te incomodando...", diz o diabo como uma criança birrenta cujo pai estivesse mandando para a cama muito cedo.
"Eu te expulso, em nome de Jesus!!", apela o pastor, já sem paciência.
"Eu não tô te incomodando...", insiste o Encosto, fingindo que não ouviu.

Infelizmente não dá pra saber como o exorcismo termina, mas pelo jeito alguns demônios precisam mais de uma super babá, daquelas dos reality shows da TV, do que de exorcistas para expulsá-los.

A.A. Allen foi um dos mais carismáticos e controversos pregadores da igreja Pentecostal (do mesmo ramo protestante das Igreja Universal e Assembléia de Deus no Brasil) nos anos de 1950 e 60. Se Jesus multiplicava peixes Allen multiplicava dólares. Não que isso seja estranho ao negócio das religiões; a diferença é que Allen dizia fazer isso literalmente: o pregador afirmava que Deus lhe dava o poder de transformar notas de 1 dólar em 20 (embora isso não diminuísse seu empenho em coletar dízimos; Allen afirmava que Deus tinha lhe garantido o poder de conferir uma benção especial para os que doassem 100.000 dólares para sua obra missionária). Por um breve período Allen manteve um programa de rádio chamado "Raise The Dead", onde afirmava poder ressuscitar os mortos, mas infelizmente o programa foi cancelado depois que os fiéis pararam de enterrar seus entes falecidos esperando que Allen os trouxesse de volta. Abaixo nós o vemos na capa de outro disco evangélico com lugar garantido na nossa lista: "Deus é um Assassino" (God is a Killer).



Os exorcismos de Allen também podem ser vistos em vídeo, caso você queira saber como eram as sessões de descarrego nos tempos da brilhantina (descontando os penteados, não muito diferentes dos atuais, adianto...).

Para que os fiéis de um culto protestante se comovam diante de espetáculos de exorcismo é preciso que eles acreditem que o diabo existe, em primeiro lugar. Aí entra o álbum seguinte na nossa lista dos discos evangélicos muito estranhos: "Satã é Real" (Satan is Real), da dupla The Louvin Brothers:



Tudo bem que o mau gosto intimide mais do que o capeta de papelão, mas as músicas até que não são ruins.

E finalmente, para completar nossa lista, vem o disco dos exorcistas que primeiro dão porrada e depois fazem perguntas: "O Pregador Faixa Preta" (Karatist Preacher -- acho que ficaria melhor assim em português), do instrumentista Mike Crain.



Este merece. Um pastor com franjinha estilo Monkeys que expulsa o demônio com golpes de karatê é algo que nem a dupla Quentin Tarantino-Robert Rodriguez teria imaginado.

Caso você queira montar sua própria lista, aqui e aqui há mais alguns candidatos.

24 Comments:

Blogger Michel Andrade said...

E eu achando que não tinha nada mais casca-grossa do que heavy metal...

Puxa, os Trapalhões não conseguiriam inventar patetices maiores.

9:32 PM  
Blogger Francisco Vinicius said...

Entre o primeiro e o segundo, qual o pior? Fico em dúvida.

Esse "ministérios" dizem que suas músicas são inspiradas por Deus... Ou Deus é um péssimo músico ou alguém tá mentindo.

2:36 AM  
Anonymous Anônimo said...

hahahaha tem que rir pra nao chorar..i o pior é que tem gente que ainda compra e acredita nessas porcarias heheheh

3:54 PM  
Blogger DRocha said...

Esse último é o melhor. Mas eu discordo da técnica do pastor. Acho que o Taekwondo seria mais efetivo pra exorcismos.

Dêem uma voadora no capeta.... hahahaha

1:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Resenhe "O Segredo"!

2:05 AM  
Blogger Widson Porto Reis said...

Resenhe "O Segredo"!

Vou fazer isso. Deixa eu me desintoxicar de What a Bleep primeiro...

11:30 AM  
Anonymous Anônimo said...

Uia... não vejo a hora de ler a resenha de O Segredo.
Vou repetir, não suporto mais ver pessoas dizendo que sua vida mudou após este filme.

A Igreja Evangélica já é uma piada por si só, imagina seus á1buns :D

E Michel, o que você tem contra Heavy Metal? Concordo que existem algumas bandas com ideologias tão idiotas quanto esses evangélicos (vide Gorgoroth, Vital Remains, etc) mas ao menos musicalmente eles são muito superiores :)

1:17 PM  
Anonymous Anônimo said...

Mt tosco !

9:49 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, tenho 20 anos e sou estudante do último ano de bacharelado em Física e por acaso encontrei seu blog, tenho que dizer que já fazia muito tempo não dava tantas gargalhadas na frente no micro,principalmente ao ler seu guia para assistir o filme "Quem somos nós" realmente é penoso ver o que fizeram com a Física Quântica, andei olhando seus arquivos a procura de algo sobre uma técnica "cientificamente comprovada" chamada Frequencia de Brilho, que vem se disseminando mais do que piolho em cabeça de criança no meu estado nos ultimos meses.Adoraria ler suas críticas cheias do bom humor negro sobre esta incrivel, para não dizer milagrosa medicina-psico-alienigena .De longe este é o melhor blog que já li, divulguei para todos os colegas de classe.

11:00 AM  
Blogger Widson Porto Reis said...

Obrigado Ana,

Já estou pesquisando essa tal de "Frequência de Brilho". Aguarde pelo post!

Widson

12:07 PM  
Blogger Thiago F Pappacena said...

Os dois do "Satan is Real" parecem dupla sertaneja. ^o)

huaehueahuhuea

8:44 PM  
Anonymous Anônimo said...

Resenhe o segredo por favor!!!
Eu quero mostrar seu blog para todas as pessoas cheias de esperança de ganhar na mega sena depois de assistir ao filme num final de semana.

12:31 AM  
Blogger Lucas R. de Ávila said...

E certamente existem outras perólas do tipo que nem chegaram a gravar cd.

htp://showdobob.blogspot.com

10:04 AM  
Blogger Michel Andrade said...

Ei, Marcus Vinicius, desculpe pela demora!

Faz um tempão que eu não vejo os comentários, daí nem sei há quanto tempo você reclamou.

Mas eu não tenho nada contra heavy metal. Na verdade eu só estava brincando. Imagina, é o que eu mais tenho escutado nos últimos 25 anos... e as letras do Glen Benton não são para ser levadas tão a sério, não é mesmo?

Quer um site legal de heavy metal? Que tal a-taverna-do-barbaro.blogspot.com ?

E eu também faço coro pelas novas resenhas! Abraços a todos!

9:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns pelo blog! Foi um alívio encontrar vida inteligente por essas bandas da internet... Seus posts são muito bem escritos e o humor negro e irônico está no ponto!
Também entro nessa campanha por uma resenha sobre "O Segredo", não suporto mais ouvir tantos idiotas opinando sobre Física, e o pior é que tenho que ficar calada pois se tento contra-argumentar (tem hífen?) me mandam ver o filme ou ler o livro 'antes de falar sobre o que nem conheço' (não vi o filme nem li o livro), ou pior, começam uma lenga-lenga psicológica dizendo que eu tenho que ser uma pessoa "mais positiva"... Grrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

3:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hahaha, vou ter que linkar esse blog. Parabéns!

6:30 PM  
Blogger Luiz Claudio Santos de Souza Lima said...

Excelente trabalho de vocês. Vou lincá-los no meu blog. Vocês merecem ser divulgados. Um forte abraço.

9:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

pouts!
o blog morreu?

foi a palavra do senhor, ou o poder dos pastores, sei lá, coisa assim? derrubou o server? os blogueiros foram sugados pra cas ado capeta?

deus te ama, e te manda pro inferno..

onde estão os novos posts, meudeus!!!

2:44 PM  
Blogger Widson Porto Reis said...

Oi Wlad,

Anuncio a todos que o Guia Cético para Assistir O Segredo está no forno e dentro de mais algum tempo estará no ar!!

Grande abraço
Widson

6:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

Pô Widson. Sinto falta dos posts do Dragão. Está como o Fidel que não é mais chamado de "El Comandante", mas de "El Coma Andante"! Mas tudo bem, fizeram uma autópia nele e disseram que ele está bem.

Piadinhas à parte, espero que encontre tempo para coltar a postar aqui.

Abraço do Marcelo do TecnoCientista.info

11:45 AM  
Blogger Widson Porto Reis said...

Pode deixar Marcelo. Eu tive um "boqueio de escritor" causado por diversos problemas, mas já está tudo em ordem.

Aguarde um post arrasador sobre o Segredo para breve!!

Widson

4:45 PM  
Blogger Juliana Dacoregio said...

adorei!

12:58 AM  
Anonymous Anônimo said...

Cara, vc é de mais mesmo...
Putz!!!!!!..Eu não aguentei de tanto rir com seu historico aqui...rsrsr..estou rindo até agora...Legal mesmo..rssrs
Até peidei......rsrsrsrssrsrs

2:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bom tambem gostaria de saber sobre esse tal de Frequencia de Brilho, pois em todo canto as frases são sempre repetidas, ninguem muda uma virgula, e informação cientfica que bom nenhuma!!!
jai

1:52 PM  

Postar um comentário

<< Home

free webpage hit counter