25.11.07

O Guia Cético para assistir a "O Segredo" - Parte 1

É tarde da noite, você não tem o que fazer a não ser zapear preguiçosamente pelos canais da TV por assinatura. De repente, em um canal que não dá a mínima para o fato de que você está pagando pela programação, você se depara com mais um daqueles famigerados comerciais que duram horas, anunciando coisas como a mangueira Flat Hose ou o aparelho de abdominais Abtronic. São os infomerciais, comerciais que tentam se parecer com um programa normal nos fazendo esquecer que são só mais uma propaganda.

A maioria dos infomerciais é involutariamente engraçada (um sofá inflável!? que vem com uma bomba para inflar "inteiramente grátis"!? ) e cheios de promessas que desafiam o bom senso na maior cara-de-pau, mas até que de vez em quando um ou outro nos faz pensar em botar a mão no cartão de crédito. Nos mais elaborados o apresentador conversa com a câmera como se estivesse num documentário ou num programa de auditório e alguns até trazem uns "especialistas" (a gente sabe na hora que eles são especialistas porque sempre vestem branco) para abalizar a eficácia daquele novo aparelho abdominal ou de algum "revolucionário" gel redutor de celulite.

Bem, quando assisti a "O Segredo" para escrever este novo Guia Cético a impressão que tive foi de estar diante não de um documentário, mas de um longuíssimo infomercial de duas horas anunciando o pensamento positivo no lugar de facas Ginsu ou meias Vivarina.

Faz todo o sentido. Se o Tony Little pode prometer uma barriga tanquinho com apenas 5 minutos de abdominais por dia, não ia demorar mesmo o dia em que alguém prometesse uma barriga sarada sem nem um abdominal sequer ("O Segredo" não menciona nada sobre abdominais esculturais, mas diz que você pode emagrecer comendo qualquer coisa já que comida não engorda, pensamentos sim...). E você também não acha que a Oprah Winfrey está para "O Segredo" meio como o George Foreman está para suas Grelhas Redutoras de Gordura? (essas eu tenho, e "funcionam mesmo!")

Se você não assiste televisão, nunca viu o impagável infomercial do Tony Little e não faz idéia de quem é a Oprah, não se preocupe -- você deve estar gastando o seu tempo bem melhor do que eu. Esta introdução é apenas para que você saiba que o meu objetivo ao longo das duas partes deste Guia Cético será mostrar que "O Segredo" não passa de um produto de marketing muito bem embalado que manipula a ciência e o bom senso da mesma maneira absurda, e às vezes hilária, de um infomercial que vende meia-calça resistente à unhas de gato.

Então sem mais delongas televisivas vamos ao mais que aguardado Guia Cético para Assistir a "O Segredo" - parte 1.



É inevitável começar a escrever sobre "O Segredo" sem compará-lo a "What a Bleep Do We Know"(Quem Somos Nós).

Os dois filmes afirmam que a realidade pode ser fisicamente modificada pela força do pensamento e, para dar uma certa cientificidade a esta idéia, ambos utilizam conceitos distorcidos da ciência, especialmente da sempre maltratada física quântica. Os dois até mesmo dividem alguns de seus notáveis convidados tais como os físicos Fred Alan Wolf e John Hagelin , que praticamente reproduzem em "O Segredo" suas falas de "What a Bleep".

Mas enquanto "What a Bleep Do We Know" foi um filme de baixo orçamento e pequenas expectativas -- o filme estreou em apenas duas salas de cinema nos EUA e se tranformou num sucesso acidental graças ao "boca-a-boca" nos fóruns e listas de e-mail -- "O Segredo" foi um produto minuciosamente concebido para ser um best-seller.

E que best seller! Tanto o DVD quanto o livro chegaram ao topo da lista dos mais vendidos em quase todos os países onde foram lançados. Só o livro já é considerado o maior sucesso editorial do gênero de auto-ajuda de todos os tempos. Nos EUA as vendas foram catapultadas às alturas depois que a apresentadora Oprah Winfrey, uma das personalidades mais influentes no país, dedicou dois programas inteiros e uma grande porção de seu web site a "O Segredo".

"O Segredo" é um filme sobre a Lei da Atração, o princípio segundo o qual nós sempre conseguimos exatamente o que desejamos, nem mais nem menos. De acordo com o filme, este ensinamento -- outrora gravado em pedra (aparentemente a famosa Tábua de Esmeralda, relíquia rosacruciana) -- era conhecido apenas por uns poucos iniciados até o dia em que alguém fez uma cópia ilegal da tábua em papiro e a enterrou sob a pirâmide de Gizé. Alguns séculos depois o papiro foi descoberto por Cavaleiros Templários e confiado ao lendário alquimista Saint Germain, que o decodificou. Ao longo das eras O Segredo veio a ser revelado somente a algumas personalidades notáveis -- Leonardo Da Vinci, Isaac Newton, Buddha, Winston Churchil e outros -- até chegar às mãos da produtora de televisão australiana Rhonda Byrne (ao lado juntamente com a Oprah) que, a despeito do complô de grupos poderosos para mantê-lo secreto, decidiu transmiti-lo ao populacho na forma de DVDs, livros, áudio-livros, CDs e quinquilharias diversas.


O Verdadeiro Segredo de "O Segredo"
A primeira coisa que você precisa saber sobre "O Segredo" é que ele não conta segredo nenhum (e quando um filme já engana o espectador a partir do próprio título você já pode imaginar o que vem pela frente...).

O pensamento positivo e a Lei da Atração já são a carne-de-vaca do pensamento mágico desde tempos bíblicos. O apóstolo São Marcos já tinha sua própria versão para o peça-acredite-receba de "O Segredo" : "Tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis"; a versão de Buda era quase a mesma coisa: "Tudo o que somos é o resultado do que pensamos". Mas foi no século 19 que a Lei da Atração explodiu em meio a um movimento místico-religioso que se tornou conhecido por New Thought (Novo Pensamento).

O Novo Pensamento, assim como a Nova Era, têm em suas origens uma miscelânia de "ismos" metafísicos como espiritualismo, hinduísmo, budismo, panteísmo, mesmerismo etc. Mas o Novo Pensamento se diferencia da Nova Era por ser um movimento mais antigo e mais organizado, que cresceu e se mantém graças a centenas de cultos ao redor do mundo, como a Igreja da Ciência Religiosa (!), também conhecida por Ciência da Mente, a Igreja da Ciência Divina (!!), a Igreja Metafísica do Novo Pensamento, no Brasil, e o Seicho No Ie, ramificação oriental, de caráter mais ritualístico, do Novo Pensamento.

Mas atualmente o maior expoente mundial do Novo Pensamento é a Igreja Unitária (Unity Church), também conhecida por Escola Unitária do Cristianismo (Unity School of Christianity), fundada em 1889 pelo vendedor Charles Fillmore. Com mais de 2 milhões de membros e centenas de templos em todo o mundo não se pode dizer que a Igreja Unitária está tentando guardar algum segredo... Fillmore costumava dizer ter pegado o melhor de cada religião e unificado tudo em uma verdade "simplificada" que todos poderiam entender, algo que ele chamava de "cristianismo pragmático". Em outras palavras fez uma mistureba de religião formal com poder da mente. Só para que você entenda o quão distante o resultado ficou do cristianismo original, eis resumidamente alguns dos dogmas da Igreja Unitária:

Deus é a divina mente, o bem absoluto, portanto o conceito de mal é puramente ignorância. Jesus foi simplesmente uma pessoa especial, um "professor". A Bíblia só tem significado profundo quando interpetado metafisicamente. A Santíssima Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo devem ser interpretados como a Mente, a Idéia e a Expressão.

Apesar de suas origens calcadas no cristianismo protestante, "O Segredo" nega que seus ensinamentos entrem em conflito com as outras religiões, se definindo mais como o menor denominador comum de todas elas. Conforme veremos na continuação deste Guia Cético, nada poderia estar mais distante da realidade.

Para se ter uma idéia de como a Lei da Atração é antiga, já em 1906 William Walker Atkinson, publicava o livro "Thought Vibration or the Law of Attraction in the Thought World" (A Vibração do Pensamento ou a Lei da Atração no Mundo do Pensamento). O livro é até hoje um marco do Novo Pensamento e recentemente foi relançado para pegar um pedacinho do sucesso de "O Segredo" (como tudo o mais que tenha "Atração" e "Segredo" no nome...).

Rhonda Byrne nunca escondeu que o livro que a inspirou a conceber "O Segredo" foi um velho clássico do Novo Pensamento, publicado em 1910: "The Science of Getting Rich" (A Ciência de Como Ficar Rico) de Wallace D. Wattles. Segundo o prefácio este era um livro para aqueles que "precisam de dinheiro mais do que qualquer outra coisa; que querem ficar ricos primeiro e filosofar depois".

Aliás, a ênfase no enriquecimento material em vez do espiritual é o único ponto em que "O Segredo" distoa um pouquinho da doutrina do Novo Pensamento, motivo pelo qual costuma ser criticado por seus adeptos (mas não tãaooo criticado assim... afinal depois do filme as fileiras dos templos como os da Igreja Unitária só fizeram aumentar). Em tudo o mais "O Segredo" é apenas uma reprodução literal dos "evangelhos" do Novo Pensamento.

Concluindo, basicamente o que Rhonda Byrne fez em "O Segredo" foi pegar um assunto surrado, juntar alguns temas da moda (conspirações, códigos escondidos por eras, Cavaleiros Templários, alquimistas), dar ao produto uma embalagem medieval (lacres, tipografia antiga, croquis amarelados etc) e voilá... mais um Código Da Vinci de não-ficção nas prateleiras.


O Pensamento Positivo e a Lei da Atração
Uma coisa sobre o pensamento positivo é que ele funciona de verdade. Ora, e como não poderia? Pessoas que cultivam pensamentos positivos não esmorecem facilmente diante de qualquer obstáculo e por isso têm muito mais chances de atingir seus objetivos. Os que encaram a vida positivamente tendem a cuidar melhor da aparência e da saúde o que alimenta seu círculo virtuoso de auto-estima e lhes dá óbvias vantagens competitivas na vida pessoal e profissional. E quando doentes, os otimistas se recuperam melhor do que os pessimistas, não por causa de alguma força sobrenatural, mas porque em geral têm mais apego à vida, se dedicam mais ao tratamento e podem contar com amigos que nas horas difíceis contribuem com afeto e dedicação.

Sim, o pensamento positivo funciona e o verdadeiro segredo do seu sucesso não reside em teorias esotérico-mirabolantes, mas na soma de uma miríade de fatores ordinários individualmente imperceptíveis. No entanto, como veremos ao longo da segunda parte desse post, existe uma boa distância entre perseguir com uma postura positiva aquele bônus de final de ano e acreditar que sua conta bancária vai aumentar só escrevendo zeros com uma caneta à direita do seu saldo, como afirma "O Segredo".

Já a Lei da Atração, ou a "lei" de que semelhante atrai semelhante, não funciona tão bem como gostariam os adeptos do Novo Pensamento. É verdade que as pessoas tendem a se agrupar em tribos onde seus integrantes compartilham afinidades religiosas, culturais e sociais. E apesar do dito popular de que os opostos se atraem, acho que a maioria concorda que uma relação precisa de mais semelhanças do que de diferenças para funcionar. Por outro lado, se os endinheirados sempre atraíssem outros endinheirados eles não precisariam de carros blindados, e agiotas não teriam lucro fácil se gente com dinheiro demais não atraísse gente com dinheiro de menos.

Se a Lei da Atração parece funcionar tão bem é porque recebe uma boa maõzinha da nossa imaginação (algo melhor condensado na expressão inglesa "wishfull thinking"). Normalmente ninguém conta todas as vezes em que "atraíram" algo que não desejaram de jeito nenhum como uma visita da sogra bem cedinho no domingo ou um pneu furado em dia de chuva (afinal "shit happens!"), mas quando algo que desejamos à beça se concretiza... lá vai mais um ponto para a Lei da Atração!

"O Segredo" ensina que a Lei da Atração pode ser posta em ação pelo trinômio peça-acredite- receba, mas na prática a coisa toda é tão cheia de meandros que deixa bastante espaço para o exercício do wishfull thinking (aceito sugestões para uma tradução elegante). Por exemplo, segundo Lisa Nichols, uma das colaboradoras de "O Segredo", a Lei da Atração na verdade é assim meio como o bordão daquela antiga propaganda de guaraná: tem que saber pedir. Eis o que ela disse à revista Veja (edição de 4 de abril de 2007, que tem o filme na capa):

"Se pedir o que não é melhor pra você, você não ganha. Eu já desejei muito errado. Quis ficar com homens que achava serem perfeitos para mim, mas que não eram. Por isso não consegui."

Em outras palavras meu amigo, não adianta nada pedir a Juliana Paes se o Universo achar que você merece mesmo é a Betty, a Feia.

E se as coisas estão demorando demais a acontecer? A Lei da Atração falhou? Que nada... pode ser que simplesmente não seja ainda a "hora certa". Segundo Marrie Diamond, fengshuista e outra das professoras de "O Segredo", a Lei da Atração tem uma espécie de dispositivo que impede que você consiga tudo o que quer ao mesmo tempo, provavelmente para não enfartar de felicidade o desejante:

Sempre sonhei ir ao Brasil. Estar conversando com você [o jornalista da Veja] é um sinal de que isso vai se realizar. Mas as coisas têm que acontecer na hora certa. Não dá pra ter tudo ao mesmo tempo.

Por segurança é melhor não ser muito específico ao encomendar seu objeto de desejo, ou você corre o risco de não ter muita utilidade para aquele iPhone de 8GB quando, daqui a 10 anos, o Universo finalmente decidir que a "hora certa" chegou.

E o Jonh Hagelin? Lembram-se dele? O físico que acredita que a meditação reduz a criminalidade? Ele disse à mesma revista:

"Não há o perigo de todas as pessoas de Nova York desejarem um carrão e todas conseguirem. Primeiro porque só as pessoas com verdadeiro poder de pensamento vão conseguir, e elas são poucas. Segundo porque se uma coisa não atende ao bem comum a mente desenvolvida não a deseja."

Eu não só tenho uma mente "desenvolvida", como realmente acredito que o iPhone atende ao bem comum de transformar o mundo num lugar melhor, um mundo onde as pessoas possam ser mais felizes deslizando seus dedos pela tela, em vez de sofrer com aquelas teclinhas minúsculas no meio do aparelho. Posso pedir o meu agora? rápido, enquanto eles ainda tem a coisa em estoque?


A Ciência em "O Segredo"
Até aqui tudo o que eu fiz foi mostrar que a coisa mais secreta em "O Segredo" são os detalhes de sua campanha de marketing. Se a moda de reciclar velhos esoterismos pega, daqui a pouco homeopatas, fengshuistas, radiestesistas, astrólogos... todos vão ter algum segredinho para contar por R$ 39,90. Quanto ao pensamento positivo, ninguém pode discordar que mesmo não tendo ele nada de mágico ainda assim é algo que deve ser cultivado (desde que você simplesmente não vá se sentar sobre ele enquanto espera que o Universo providencie seus desejos).

Na próxima parte deste Guia Cético vamos debulhar a ciência em "O Segredo" e desmontar todas as falácias, mentiras, exageros e simplificações que este longo infomercial comete para vender o pensamento positivo.


Segunda parte >>


PS: Foi mal a demora!

100 Comments:

Blogger AkitaOnRails said...

É inacreditável como um peça medíocre como esse filme faça tanto sucesso. Imagino que tipo de pessoa triste precisa de alguma coisa de auto-afirmação com essa. Mais triste ainda uma pessoa que gosta de se auto-enganar. Definitivamente as pessoas estão ficando intelectualmente deficientes. Eu odiei What the Bleep do We Know e quando The Secret saiu tive certeza que seria uma idiotice igual. Espero que artigos como esse ajudem a desmantelar esse tipo de lixo.

2:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Finalmente!
Depois de algum tempo visitando seu blog todo santo dia, e sempre tendo a sensação que o post ficaria para "semana que vem", aqui estava eu, abrindo O Dragão da Garagem - com o mouse sobre o X de fechar no canto da janela, por sinal - e me deparo com o Guia Cético para assistir a "O Segredo" - Parte 1.
Depois de ler o artigo, só pude concluir que você salvou meu domingo!
Esperava que você fosse destruir a falsa ciência de O Segredo logo na primeira parte, apesar de isso não ter acontecido ainda, você merece os parabéns. Informações importantes, humor negro na medida certa, e aquele gostinho de saber que os adeptos da Lei da Atração que lerem este artigo irão calar-se por falta de respostas à altura.

Mal posso esperar pela segunda parte.
Abraços

PS: Tá desculpado :D

6:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

Tava demorando sair outra matéria (posso chamar assim né hehe)... já estava a um bom tempo esperando, mas valeu a pena... eu vou adorar mostrar isso pra alguns iludidos q eu conheço...

Mt bom msm...
(tarda mas naum falha né)

Abraços

10:30 AM  
Anonymous Anônimo said...

Estou acompanhando o blog a pouco tempo, desde que resolvi ir a procura de mais informações sobre What the Bleep do We Know?, Com o "estouro" do pseudo-documentário The Secret, fiquei na espera, pois sabia que não demoraria a sair uma matéria, dado que The Secret e tão ou mais estúpido e fajuto do que What the Bleep do We Know?. Ficamos no aguardo pelo resto do post.
abraços

5:20 PM  
Blogger Wagner said...

MUITO BOM!!! Valeu à pena a espera! Parabéns Wilson, mais uma vez, pela dedicação com a qual você desbarateia essas verdadeiras quadrilhas de marketeiros disfarçados de psuedo-cientistas!
Abraços

12:23 AM  
Anonymous Anônimo said...

desejo que a segunda parte chegue logo. >:D

8:51 AM  
Blogger Renan said...

Muito bom! Valeu a espera! E que venha a segunda parte.

11:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns... Muito bem explanado e espero ansioso pela continuação.
Abraços

4:05 AM  
Blogger Michel Andrade said...

Hehehe, eu achava que não veria nunca o filme e agora estou com vontade... mas para dar gargalhadas.

Outro artigo bissexto ótimo - eu faço como o Marcus Vinicius também, todo dia.

1:19 PM  
Anonymous Anônimo said...

A descrença eh um modismo de... quantos anos, me pergunto? Enquanto a feh eh uma realidade na vida de muitos povos, tao antigos quanto o próprio mundo. Realmente ser ateu, agnostico e afins eh ser moderno hoje em dia. Ter feh nao eh suicidio intelectual. Eh perfeitamente possivel ter feh e ser esclarecido cientificamente. Mas o quente, o maximo entre os intelectuais na internet e fora dela eh ser descrente. Respeito a postura de voces; sei que enquanto humanos que somos estamos sujeitos as influencias do meio em que vivemos. E acreditar em Deus ficou por assim dizer obsoleto. E eh fazer feio ficar por fora, nao eh mesmo? Temos que concordar com as ideias avançadas.
Ou sera que nao?
Nos cristaos nos encontramos novamente na vanguarda do pensamento enquanto outros nadam conforme a corrente. A mensagem de Cristo continua tao revolucionaria e perturbadora quanto a dois mil anos atras. Para mim, isto eh fascinante! Pessoas como voce discordam, discordam, mas sempre voltam ao Seu Nome e Sua Pregação.
Por que? Voce professa uma feh tao grande quanto a minha. A diferença e que a sua fe eh que Deus nao existe. Prove isto ao mundo entao. Ou continue na moda. E ignore o vazio que voce tem no peito, aquele mais intimo, aquele que clama por respostas que soh o Criador pode dar. O preço que os ateus pagam eh muito alto. Querem sufocar algo que eh mais poderoso que eles próprios.
Ironize o quanto quiser minha mensagem. Talvez a sua ironia e deboche quanto a feh em Deus seja o disfarce, a capa que voce precisa para se defender da incerteza. A proposito, voce ja estudou a Biblia profundamente? Como intelectual e estudioso que aparenta ser, jah deve ter estudado. Por isso se tornou autoridade para discuti-la. Um bom dia, na paz de Jesus Cristo.
Obs.: Devido ao meu teclado apresentar problemas, o texto nao foi acentuado.

9:31 AM  
Blogger Unknown said...

Teístas e suas inversões... Como querem que alguém prove que algo não existe, se nem conseguiu se provar que tal coisa exista? Falácia das mais ridículas. Afirmar que ateísmo se trata de moda é tão leviano como eu afirmar que o cristianismo é um modismo que dura mais de 2000 anos, ao menos os ateístas respeitam a opnião que cada um tem, e não tentam incutir seu pensamento nos outros. Debater com pessoas com falta de argumento é algo realmente árduo.

9:56 AM  
Blogger Widson Porto Reis said...

Bianca,

Respeito sua opinião, embora ache que ela ficou meio deslocada nesse post específico. O blog tem outros posts onde meu ateísmo fica evidente, mas no caso do filme "O Segredo" ser ateu não tem nada a ver com o fato de alguém achar esse filme uma enganação.

Além disso seria uma péssima idéia defender "O Segredo" com comentários cristãos, pois para aceitar as idéias desse filme é preciso renunciar aos principais dogmas da Igreja (algo que eu pretendo demonstrar melhor na sequência).

Finalmente não está na "moda" ser ateu ou cético, mas realmente tem havido uma reação ao fundamentalismo religioso que se alastra sob a administração Bush, sob a linha dura do novo papa e com a questão islâmica. Infelizmente nunca há tantos ateus no mundo quanto deveria...

[]

Widson

10:30 AM  
Blogger Wagner said...

Nooooooossa, eu relamente queira saber o que é que o padre mostra pra essas pessoas aí. Porque quando eu tava na Igreja ele não me mostrou... acho que por isso aderi à moda do ateísmo.

"É perfeitamente possivel ter feh e ser esclarecido cientificamente..." - Talvez nem tão esclarecido cientificamente.

"A diferença e que a sua fe eh que Deus nao existe. Prove isto ao mundo entao." - Geralmente o ônus da prova é de quem faz a alegação. Prove que monstro alienígena de espaguete não existe e eu passo a ter fé de novo (lol).

"E ignore o vazio que voce tem no peito, aquele mais intimo..." - Vazio? Você, cara Bianca, é cheia de algo que eu não acredito. Pra mim, você é tão vazia quanto eu sou pra você!

"O preço que os ateus pagam é muito alto." - Não tão alto quanto aqueles que seguem Edir Macedo... lol

"Como intelectual e estudioso que aparenta ser, já deve ter estudado. Por isso se tornou autoridade para discuti-la." - Ainda bem que os ateus não precisam ler a Bílbia por inteiro para discutir os aspectos da religião, que transcendem o livro sagrado. Se fosse assim, as religiões seriam incontestáveis!

"Nos cristãos nos encontramos novamente na vanguarda do pensamento enquanto outros nadam conforme a corrente." - Que coisa hein?! Antigamente era o contrário! A própósito: vanguarda do pensamento? Qual?

10:26 PM  
Blogger it. said...

Este comentário foi removido pelo autor.

2:43 PM  
Blogger it. said...

'A mensagem de Cristo continua tao revolucionaria...'

não é querer criticar, mas dizer às pessoas que é 'tão melhor' fazer o bem NÃO soa revolucionário. aliás, é bom óbvio e a maioria pode perceber sozinha.

'O preço que os ateus pagam eh muito alto...'

descobri pra onde a minha mesada vai, aê!

e texto muito interessante, assim como o 'what bleed'. :)

2:47 PM  
Blogger Odival Quaresma said...

(...)wishfull thinking (aceito sugestões para uma tradução elegante)
Que tal indução de pensamento? Só uma sugestão! ;D
Aproveito pra dizer que vou linkar o seu blog no meu (caturra-sl.blogspot.com),só achei que talvez devesse avisar!
espero pela 2º parte! o/

2:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

Desculpa eu floodar assim, mas eu preciso dizer:

Wagner 1 x 0 Bianca

Owned :)

PS: aguardando a segunda parte e visitando o blog todo dia :D

11:56 PM  
Blogger Roger Cruz said...

O Segredo? Huum, que pusta idéia!
Pensamento positivo! Conspiração do universo! Pusta idéia!
Por que eu não pensei nisto primeiro?!
Talvez ainda dê tempo de fazer o "Revelando O Segredo"...
O quê??! Já fizeram! Drooga!
Deixapensar...
"O Mistério!"
O quê? Já fizeram??
Droooga...

8:43 PM  
Blogger Thiago F Pappacena said...

Nossa! Demorou tanto para ter uma atualização que eu demorei quase um mês pra ler! :P

Esperando ansiosamente a segunda parte!

11:02 AM  
Anonymous Anônimo said...

Olá, Widson!
Estava ansiosa por esse post!
Meu professor de química entregou um dvd para cada aluno da minha classe com esse filme hahaha E para completar, ele colocou em um envelope nosso resumo do filme, pedindo para que só abríssemos em 2017! Não agüentei, abri e descobri!
Adoro seus posts!
Parabéns por seu trabalho!
Ananda

5:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Só tenho a concordar com o que a maioria disse: apesar da demora, o post foi fabuloso, como sempre. Alguém por favor me tire um pouco da ignorância: tem muito tempo que o filme foi lançado? Não tinha ouvido falar nele, só no livro. Só pra explicar: tou fazendo intercâmbio na Bélgica, desde agosto, e de lá pra cá não tenho estado muito ligado em cinema. Já há algum tempo tentei ler o livro (por insistência da minha namorada), mas não consegui terminar.
Continue com esses posts excelentes, é difícil achar alguma coisa de qualidade na Internet.

6:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ah, sobre a tradução elegante pra "wishfull thinking": a única coisa na qual eu consegui pensar foi "pensamento desejoso". Não é elegante, mas dada a overdose de português Luso que ando tendo aqui na Bélgica (não se acha livro em português do Brasil) foi o melhor que eu pude pensar =]

8:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

Mas que barbaridade essa teísta.Até insultar ela nos insulta, dizendo que possuo vazio, que nós pagamos altos preços, que eu nao sou inteligente o suficiente pra entender a Biblia e que somos da "modinha" ; eu não tenho vazio algum e sou ateu; realmente aderi essa moda que é tão inteligente; pago alto preço por livros realmente bons que são pouco lidos, as pessoas inteligentes leem a Biblia Sagrada que está R$9,90.O que qualquer lê e compreende como quer é Wittgeinsten e Nietzsche.

2:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bom dia!!!

Eu acho tão engraçadas essas discussões!! Sempre o mesmo clichê, não importa qual seja a "bola da vez" (Deus, Cristo, Lei da Atração...). Aí eu pergunto:

PARA QUE DISCUTIR?!
ONDE SE PRETENDE CHEGAR?!
(A lugar nenhum, eu creio!!)

A grande verdade é que CADA UM ACREDITA NAQUILO QUE LHE CONVÊM, NAQUILO QUE LHE FAZ SENTIDO (ou DÁ SENTIDO).

Eu creio em Deus, eu creio na Lei da Atração (É, EU SOU MAIS UMA PESSOA INTELECTUALMENTE DEFICIENTE!!). Mas e daí?! Que diferença faz pra humanidade?! Provavelmente a mesma que as suas não-crenças fazem: NENHUMA!!!

Então, não vou ficar aqui perdendo o meu tempo fazendo qualquer apologia. As minhas idéias são minhas e ninguém tasca!!! Eu só vou descartá-las quando não me forem mais úteis (ou quando eu achar algo mais útil).

Mas, pasmem, eu concordo com o Wilson em alguns pontos. O livro The Secret (e similares) é uma máquina de fazer dinheiro. O altruísmo da Rhonda em dividir esse tão maravilhoso "segredo" conosco, reles mortais, nada mais é do que uma grande bocada!! Afinal, no caos em que vivemos (violência, políticos, violência, inflação, violência, nudez na tv, violência, funk, violência, etc) fica fácil vender uma fórmula mágica, não acham?! Mas não vou negar, de uma certa forma, ele me foi muito útil, me abriu os olhos (tá, tudo bem, para vc ele os fechou!!) para uma coisa que há muito já sabia, mas não compreendia.

Se o "meu desejo e uma ordem" o seu é o que então!? Essa idéia de que tudo é possível que me enlouquecem!! Não quero dizer que a LDA (lei da atração) seja limitada, mas sim que EU SOU!! Os "meus direitos acabam onde os seus começam", já dizia o sábio ditado popular!!

Mas apesar dos pesares, gostei do texto! E com certeza lerei o capítulo II, III, IV e quanto mais vierem...

Tudo vale à pena quando a alma não é pequena (F. Pessoa). Como a minha é gigantesca...

Beijão.
Janinha

2:34 AM  
Anonymous Anônimo said...

Retificação:

"Essa idéia de que tudo é possível que me enlouquece!!

Bye

2:39 AM  
Blogger Widson Porto Reis said...

Cara Janaína

Eu vou usar as palavras de outra pessoa para responder à sua pegunta, sobre que diferença faz as coisas em que acreditamos:

"O perigo para a sociedade não é meramente em acreditar em coisas erradas, embora este seja um mal grande o bastante; mas de se tornar crédula a ponto de perder o hábito de testar e questionar as coisas, pois isso significaria mergulhar novamente na selvageria. (...) O homem crédulo é pai da mentira e da trapaça."

W.K. Clifford. Lectures and Essays, Vol. II.

[]s
Widson

12:15 PM  
Anonymous Anônimo said...

Wilson,

A minha pergunta foi retórica!! Mas de qualquer forma, obrigada pela resposta!!!

Beijão,
Janinha

11:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Janinha, se ficares com esse pensamento que ninguem tasca teus ideais, acho realmente difícil tu mudares de idéia.Eu já cri em quase tudo isso, mas com a utilidade de diversas leituras e blogs como este, eu enfim deslumbrei esse engôdo.Acalma-te e verás.

1:56 PM  
Blogger Ron Jeremy said...

esse apego às próprias idéias é egoísmo, ignorância ou fraqueza de ego?

é tão ruim assim perceber que a gente tem idéias erradas de vez em quando?

convicção é uma virtude, mas mais virtuoso é aquele que consegue aprender com os erros, principalmente com os erros alheios, que causam menos dano :-)

não tenha vergonha de mudar de idéia. aceite críticas e seja crítica consigo mesma. o reacionarismo, a monotonia e a TEIMOSIA são contrárias à evolução

ou tu achas que a expressão "velho teimoso" veio do nada?

2:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bom dia!!!

Quanta tempestade num simples copo d´água!!!! Em nenhum momento eu disse que não mudo de idéias, que não aceito novas "visões", etc. - é só olhar o ponto seguinte: "Eu só vou descartá-las..." - Quem tem idéia fixa é maluco, gente!! Tudo bem, eu sou meio maluca, mas ainda não rasgo dinheiro... hehehehehe

Ron,
Mesmo sendo uma pessoa super aberta - afinal, eu não estou aqui?! -, é claro que eu tenho que ter apegos as minhas idéias!! Vc gostaria que eu tivesse apego às suas?! Uma pessoa sem "apego" às idéias, é uma pessoa sem covicção... Meio estranho essa sua crítica, hein!?

Egoísmo, meu caro, é alguém achar que suas verdades são absolutas e menosprezar as alheias!!! Além do mais, o egoísmo não combina comigo, por acaso esqueceu que eu acredito na LEI DA ATRAÇÃO!?

Matheus,

Apesar de vc ter entendido mal minhas palavras, agradeço, de coração, pelo toque!!!

Bjão,
Janinha

5:29 AM  
Blogger Ron Jeremy said...

Janaina,
para começar, tu poderias te dedicar mais um pouco na escrita correta.
Isso vai te dar mais clareza e credibilidade na mensagem que desejas passar.

Por que estou sendo chato assim? Pelo motivo que eu realmente não entendi direito os teus argumentos. Primeiro tu dizes "As minhas idéias são minhas e ninguém tasca!!!", mas depois você diz que é super aberta e que muda de idéias e tal. Para o teu bem, espero que a segunda parte tenha precedência sobre a primeira.

Terceiro, já que dizes que ACREDITAS na lei da atração, quem sabe tu dás uma pesquisada melhor sobre o que ela realmente é com algum toque de experimento verificável e/ou reproduzível. Afinal de contas, é bem melhor ter certeza de algo do que simplesmente acreditar cegamente. Se tens realmente uma mente aberta, vais encontrar sentido nas minhas palavras. :-)

Claro que corres o risco dos teus experimentos apresentarem EVIDÊNCIAS contrárias ao que é dito no filme. Se for o caso, acredito que não vais tomar isso como motivo para frustração, visto que tu mesma disseste que não és apegada às tuas idéias. Em vez disso, saberás que tens uma coisa a menos para se preocupar ou perder tempo. A vida é muito curta para gastarmos nosso parco tempo com alegorias.

10:28 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ron,

O problema não é a minha escrita, e sim a sua interpretação... Tanto é que eu falo CLARAMENTE que tenho que ter apego as minhas e vc diz o contrário... Vamos ler direito, né!?

Com relação "as minhas idéias" (nossa, esse assunto já tá ficando cansativo...)está mais do que explicado o sentido... Não sei pq ficar batendo na mesma tecla...

Cara, mto hilário seu comentário... Quer dizer que por eu acreditar na LEI DA ATRAÇÃO, necessariamente, eu sou uma alienada?! Realmente, vc é uma pessoa muito modesta, pq só a sua verdade é real... Liberdade de expresão?! What´s porra é essa, né?!

Bjão,
Jana

4:21 AM  
Blogger Ron Jeremy said...

bah! convenientemente tu alteraste o sentido das minhas frases para aplicares a clássica: "tu que não entendeu", no intuito de desviar o foco da discussão

e apenas TU usaste a palavra 'alienada' em toda essa estória. leia de novo o que eu escrevi para ver que eu apenas disse que uma VERIFICAÇÃO das idéias/crenças só tende a ajudar :)

pense nisso

11:04 AM  
Anonymous Anônimo said...

Janinha: "Mesmo sendo uma pessoa super aberta - afinal, eu não estou aqui?! -, é claro que eu tenho que ter apegos as minhas idéias!! Vc gostaria que eu tivesse apego às suas?! Uma pessoa sem "apego" às idéias, é uma pessoa sem covicção..."

Ron: "visto que tu mesma disseste que não és apegada às tuas idéias."

Como pode facilmente ver, meu caro, a clássica "tu que não entendeu" é válida.

Sim, fui eu que introduzi explicitamente a palavra "alienada". Mas o sentido já estava "rolando" há mto tempo!! Sejamos francos, né?!

Eu verifico as minhas idéias todos os dias e elas continuam aqui, firmes e fortes!!

Bjão,
Jana

1:46 AM  
Anonymous Anônimo said...

Eu estou adorando os comentários!!! Continuem, por favor...

Grande abraço ao autor do "Guia Cético para assistir O Segredo", Parabéns!

2:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

BACANA A TUA ANÁLISE, MUITO BACANA SO QUE OBVIA E SACAL, O MUNDO É MAIA(SONHO, ILUSÃO), E FATURAR COM OS ENSINAMENTOS PERDIDOS SEMPRE VAI SER FEITO POR ALGUNS O PROBLEMA E QUE TU SABIA DE TUDO ISSO E NÃO ESCREVEU O SEGREDO, ISSO É UMA BURRICE LOGO VOCE INTELIGENTE E OBVIAMENTE PURO NÃO QUIS FATURAR COM TAL ASSUNTO. DEPOIS QUE OS OUTROS ESCREVEM APARECE SEMPRE OS QUE SEMPREM SOUBERAM MAS COMO SÃO ALTRUISTAS ESPERAM QUE OS MENOS AFORTUNADOS INTELECTULMENTE DESCUBRAM POR CAMINHOS ALTERNATIVOS O SEGREDO GUARDADO ENTRE OS ESCOLHIDOS.
COMO EU IMAGINO QUE TU ES MUITO VAIDOSO DO PONTO DE VISTA INTELECTUAL TO ESPERANDO O TEU SUCESSO EDITORIAL. ATÉ PORQUE É FACIL FALAR OU ESCREVER DIFICIL É FAZER, NESTE MUNDINHO QUE TA BOM DE ACABAR.

11:59 PM  
Blogger Ron Jeremy said...

Pelo menos ele sabe que tem péssimas idéias e escreve mal pra cacete. Daí ele tenta usar FULL CAPS para ajudar a chamar a atenção.

Isso é muito comum na Internet de hoje. Maldita inclusão digital :-(

9:40 AM  
Blogger Widson Porto Reis said...

Medo... muito medo...

Já repararam que em todos os filmes de serial killer, quando ele mantém um diário o texto é sempre assim como o do Mustafa, apertadinho com as letras coladas umas às ouras, sem pontuação, sem parágrafo (e imagino que em caixa alta também)... Seven é um exemplo...

[]s
Widson

9:59 AM  
Blogger Ron Jeremy said...

Vamos seguir o conselho do Mustafa e ganhar dinheiro dos trouxas montando mais uma pseudociencia: a GRAFOLOGIA VIRTUAL :-)

10:28 AM  
Anonymous Anônimo said...

Widson, vc nao tem mais o que fazer, que blog chato, sempre o mesmo assunto, acho que vc faz isso para se aparecer. Umas aulinhas de biscuit ou de fazer bonecas de pano seriam mais interessante. Vareia os assuntos cara!

4:39 PM  
Blogger Widson Porto Reis said...

...acho que vc faz isso para se aparecer

Como assim? É claro que eu faço isso para aparecer! Como alguém ainda pode ter dúvida disso??


[]s
Widson

4:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

...vc conhhece aquele velho ditado que diz "Quem bota defeito é pq quer comprar" ou "O pior dos ignorantes é aquele que quer dá um de intelectual"...

5:11 PM  
Blogger Ron Jeremy said...

que ressentimento mais cínico desse anônimo (para não dizer IGNORANTE)

o que ele pensa? que temos que falar de futebol ou do BBB?

o assunto do blog é esse e o Widson, graças a deus está se mantendo on topic [*]

ou seja, se voce sabe que o te espera aqui não é do teu agrado, por que você entra para ler?
gaste melhor o seu tempo com algo que te aborreça menos, como as aulinhas de biscuit ou de bonecas de pano ;-)

[*] uma observação interessante é que a maioria esmagadora dos blogs, fóruns e comunidades de Orkut nunca se mantém on topic. isto deve ser resultado da maldita inclusão digital

5:26 PM  
Blogger Widson Porto Reis said...

...vc conhhece aquele velho ditado que diz (...) "O pior dos ignorantes é aquele que quer dá um de intelectual"...


Tem um tipo pior de ignorante: quem escreve "dar um de intelectual"... Por isso nunca dou ouvidos a velhos ditados.

[]s
Widson

5:28 PM  
Anonymous Anônimo said...

Tenho certeza que vc já deu ou nao responderia de volta. O chapéu coube direitinho

5:30 PM  
Anonymous Anônimo said...

Bem... Gostaria de dar os PARABÉNS ao autor do blog por ser objetivo e engraçado e ao mesmo tempo! E sem se tornar previsível!

PS.: O autor merece os parabéns em letra maiúscula, mas sem usar o Caps Lock... =)


Sua análise do documentário é muito interessante pois além de salvar algumas horas do dia de pessoas desinformadas (eu estava prestes a assistir "O Segredo" em DVD, só porque o título me chamou a atenção...)ainda consegue ter um ponto de vista equilibrado: respeita aquilo que é lógico e que é realmente bom, e nos diverte com todo o resto.


E agora farei algo que raramente faço: vou dar minha opinião sobre o assunto. (Eu desisti disso há algum tempo quando percebi que não se deve tentar modificar a opinião de ninguém mesmo que a crença daquela pessoa esteja a prejudicando. Achou radical minha opinião sobre dar opiniões? Então tente argumentar qualquer coisa com alguém que não está disposto a mudar... você vai perder horas da sua vida e haverá uma enorme probabilidade de que essa pessoa vá embora com sua antiga idéia 100 vezes mais fixa e ainda dizendo que você é um idiota sem opinião!)
(Mesmo assim decidi correr o risco porque acredito que esteja lidando com pessoas que respeitam a opinião alheia.)

Eu acredito que a crença no Pensamento Positivo, na Lei da Atração e em qualquer coisa que possa fazer parte de um livro de auto-ajuda ou de uma religião, enfim... tudo isso é extremamente bom para o indivíduo e principalmente para a sociedade; se todos acreditassem que podem mover montanhas com a força do pensamento e que se a montanha não se mover é porque o Universo não recarregou as baterias... imaginem... seria a perfeição! Todos se sentiriam felizes com aquilo que têm e os palavrões sairiam de circulação! No fim, eu acabo caindo no maior clichê de todos: os caras fazem o documentário... para ser um sucesso internacional... ficam ricos e de quebra fazem com que os pobres fiquem felizes por serem pobres! Enfim... Matrix mudou a minha vida e tudo é uma grande conspiração... (hauhauahuah)

PS. II: Considerem que são 7h30 da manhã e eu ainda não fui dormir... hauhauahuahuahuh

(Na verdade, eu sei 'O Segredo' para ser feliz: ler coisas engraçadas depois de ficar 22 horas acordado... fica muito mais engraçado... uahuahuah)


Beijooooos para todos!
=P

7:36 AM  
Anonymous Anônimo said...

Nossa, desculpem-me... Ficou muito grande... (hsuahusahuas)

Pode pular os parênteses cheios de auto-análise.... ¬¬

=*

7:41 AM  
Anonymous Anônimo said...

Viu como a Lei da Atração Funciona? Confesse, você queria ou não atrair tráfego para o Blog com esse assunto tão interessante? Essas discussões se resumem da seguinte forma: Os que não possuem o poder de crer em algo por um tempo duradouro, os descrentes, os que duvidam de quase tudo o que não podem tocar, esses creem que "O Segredo" é uma farsa, um caça níqueis. Já os que creem, em Deus, em si mesmos, em alguma coisa, os que tem alguma fé (e são a minoria, acredito), realizam seus desejos usando estas "técnicas". Assim realizei em 2 ou 3 meses grandes desejos de uma vida toda. Realizo pequenos desejos quase que diariamente. Ou será que é coincidência tudo o que acontece comigo e com outros? Antes eu tive chevette, passat, brasilia, motos 125, só comprava coisas usadas e baratas, hoje escolho o carro zero e é fácil comprá-lo, porquê? Fiz MBA? Consegui um bom emprego? Roubei dinheiro? NÃO, porque simplesmente visualizo (várias vezes, dezenas de vezes), escolho o que quero, passo a acreditar que é possivel obter tal coisa e a coisa passa a acontecer, sem dificuldade, o milagre acontece. Só depende de uma coisa, e aí vai o "segredo" pra voces todos: ACREDITAR! se acreditar funciona, se não acreditar, não funciona. Você acredita? Não posso meter isso na cabeça de ninguém, é algo pessoal, é com cada um. Se vc. gostaria de atingir uma meta considerada por vc. impossivel, acredite e aproveite os beneficios, agora se você já é feliz tendo a vida que tem, se já conquistou tudo o que queria dessa vida, então ok, você não precisa de mais nada, continue achando que não funciona, a escolha é de cada um. Apresentei "O Segredo" para várias pessoas mais chegadas, acho que menos de 10% acreditou de verdade, alguns até tentaram, mas na primeira impaciência desistiram de crer. Não foi a toa que Jesus disse: "aquele que tiver a fé do tamanho de um grão de mostarda..." A fé é um desafio para o homem, é para poucos.

4:13 AM  
Blogger Ron Jeremy said...

que resposta mais vazia

mas e o chapéu da covardia?! em quem está caindo? :)

8:59 PM  
Blogger Ron Jeremy said...

já perceberam que todo o crente é prolixo?

será que eles não têm certeza do que pregam?

9:24 PM  
Blogger Widson Porto Reis said...

Oi Luci,

Saber que que meu texto não te deu sono, mesmo depois de uma noite sem dormir, já é um enorme elogio... :-)

[]
Widson

9:26 PM  
Blogger Unknown said...

E voltando ao assunto, sobre uma sugestão elegante para tradução de "wishfull thinking", que tal "Pensamento cheio de desejo"?
Bem, provalvelmente a lei da tração foi quem me conduziu a esse blog, mesmo pq eu estava apenas pesquisando sobre essa expreção...

3:47 PM  
Blogger Ron Jeremy said...

é a lei da tração animal?
deve ser puxada por carros de boi com a tua partipação na força motriz

"expreção"?
bah! bem que então tu poderias usar a tua lei para aprenderes português

se funcionar com um caso crônico desses, eu juro que passo a acreditar ;-)

4:35 PM  
Anonymous Anônimo said...

É estranho, muito estranho!
Por que será que esse professor militar do blog ataca tanto este filme? - Mais ainda; por que será que as "patricinhas" (possivelmente alunas dele) ficam deslumbradas e elogiam os textos do prof. da garagem?
Segundo a crítica internacional o filme foi bem elaborado e dá um show de imagens "montadas" perfeitas. A fala dos cientistas (todos PHD com vários trabalhos e livros escritos todos com um currículo invejável) ... ahhh! descobri; é inveja.
ASSISTAM O FILME "QUEM SOMOS NÓS?"
uma maravilha de filme e comprovem o que exponho aqui.
Grato - Willian Duram

5:42 PM  
Blogger Ron Jeremy said...

Willian, seu linguajar agressivo é típico daquelas pessoas inseguras desesperadas que fazem de tudo para provar a sua idéia (até porque argumentar e expor evidências estão fora de questão para esse tipo de gente)

sobre o Quem Somos Nós:
http://dragaodagaragem.blogspot.com/2006/11/o-guia-ctico-para-assistir-what-bleep.html
http://dragaodagaragem.blogspot.com/2006/12/o-guia-ctico-para-assistir-what-bleep.html
http://dragaodagaragem.blogspot.com/2007/05/o-guia-ctico-para-assistir-what-bleep.html

6:18 PM  
Anonymous Anônimo said...

nunca vi uma pessoa tao estranha qto vc , deve se divertir tentando tirar o intusiasmo e a felicidade alheia .sinto te dizer mas ...... parece q vc esta morta em cima das suas ideias . conselho ........ ,assista o segredo .rsrsrsr

3:36 AM  
Anonymous Anônimo said...

Ron, o Widson te pagou quanto para você ficar o tempo todo defendendo suas idéias?

Você não tem mais o que fazer? Fica o dia inteiro aqui alfinetando os outros. Vai trabalhar vagabundo!

2:10 PM  
Blogger Ron Jeremy said...

meu amiguinho covarde, saiba que eu pagaria para poder comentar aqui, se fosse necessário

são poucos os lugares da Internet onde ainda existem cabeças pensantes expondo fatos e idéias, em vez de mitos

desculpa aí por destruir seus sonhos, mas a realidade é mais importante para todos nós

2:16 PM  
Blogger Widson Porto Reis said...

Juro que um dia eu vou transformar esse blog num experimento de sociologia (talvez se eu ficar mais alguns meses sem conseguir postar nada...)

Eis um perfil genérico das pessoas que geralmente descem o pau nos meus textos sobre Quem Somos e O Segredo:

(1) Se identificam como anônimas.
(2) Cometem muitos erros de português (gramática, acentuação, pontuação etc.).
(3) Abusam das maiúsculas.
(4) Nunca refutam os argumentos do texto.
(5) Atacam a minha pessoa (geralmente inventando apelidos) ou outras pessoas que vêm ao blog.
(6)Confudem meu ceticismo com meu ateísmo, como se não acreditar em Deus tivesse alguma coisa a ver com achar estes dois filmes uma droga.
(7) Me acusam de querer ser "o dono da verdade".
(8) ....

Isso é só um perfil inicial. Acho até que dá para transformar num post...

[]s
Widson

7:21 PM  
Blogger Ron Jeremy said...

acho bem legal a idéia de transformar isso num post :)

vai ser polêmico pra c***lho e gerar boas discussões

podia entrar também os clichês clássicos dos apedeutas:

- "tu pensas que és o dono da verdade?"
- "você tem que parar de me questionar!"
- "tu não respeitas meu ponto de vista"
- "eu valorizo muito as minhas opiniões"

e por aí vai :D

10:06 AM  
Blogger Unknown said...

P**a... pensei que era a unica que pensava assim.... !!!!!
Adorei!!!!!!

11:25 AM  
Anonymous Anônimo said...

Concordo plenamente com o autor do texto. Quando fui à livraria para comprar o tal livro, folheei, dei uma olhadela e devolvi a prateleira, porque sabia que aquilo era mais um guia para enganar pessoas que estão à beira de um colapso de "nervos"
Um abraço!

9:30 AM  
Blogger Renato Laus said...

Achei o post ótimo e gostaria de colocá-lo no meu blog com um link para o seu blog e o nome de autoria. Você me permite?

1:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ninguém aqui mencionou o efeito placebo, que é cientificamente comprovado.

Por que é que as pessoas que não gostaram do filme/documentário fazem questão de levantar esse tipo de polêmica, ou seja, que tudo aquilo que fora passado pelo "O Segredo" é besteira, é comercial, é marketing?

Se não gostam, ou têm alguma aversão por esse tipo de assunto, por alguma razão, simplesmente deixem os, digamos, "iludidos" em paz.

Ao contrário do que fora descrito a respeito dos que criticam esse blog/tópico/ou seja lá o que for, eu, modéstia à parte, escrevo bem.
Mas eu não sou um fervoroso seguidor de "O Segredo". Acredito que a mente, sim, tem influência sobre as nossas vidas. Materialmente falando? Quem sabe.

8:21 PM  
Blogger Luciano FM said...

A lei da atração do milhão: Veja ae: http://atracaodomilhao.blogspot.com/

12:40 PM  
Anonymous Jaime said...

Penso como vc Anonymous Believer Said, comigo acontece exatamente como vc, não preciso dizer muito, pois vc já disse tudo, tentar convencer as pessoas não tem segredo que ajude, pois temos o livre arbítrio, cada um e cada um, ai vem um outro para tirar o pouco de positividade de alguns e que também ganhará milhões com seu livro dizendo o contrario. Lamento! Paz e luz!!!

12:03 AM  
Anonymous marcos said...

GENTE, QUANTA MEDIOCRIDADE.

Medíocre é aquele que está na média, não aceita o novo. Porém "o segredo" traz ideias novas. Tudo no universo comprova que a lei da atração é verdadeira.

OBSERVEM, VOU DAR ALGUNS EXEMPLOS:

Quando crescemos e somos adultos tendemos a repetir o padrão de pessoas que possuem o mesmo comportamento que os nossos pais tinham na nossa infância, de maneira inconsciente. Podem reparar, muitas mulheres que possuíam maridos ou pais alcóolotras acabam sempre atraindo homens assim no futuro.

HORA, OBSERVAR É A CHAVE. BRIGUENTO ATRAI BRIGUENTO, FOFOQUEIRO ATRAI FOFOCAS.

ONDE ESTÁ COMPROVADO QUE ISSO NÃO É VERDADE.

EU JÁ ESTOU FARTO DESSE MATERIALISMO ESTÚPIDO!!! SE VOCÊS NÃO ACREDITAM NA LEI DA ATRAÇÃO E NÃO FAZEM O MÍNIMO ESFORÇO PARA OBSERVAR A REALIDADE, ENTÃO PAREM DE SAIR FALANDO MERDA POR AÍ.

ALIÁS, façam melhor!!! Voltem já para aquele condicionamento medíocre que faz com que vejam a vida de maneira "pequenininha".

O problema é de vocês! EU ESTOU COM A MINHA VIDA À MIL MARAVILHAS DEPOIS QUE ASSISTI THE SECRET.

BOM, NO FINAL QUE GANHOU COM ISSO FOI APENAS EU MESMO. FODA-SE A DESCRENÇA DE VOCÊS.

5:20 PM  
Blogger Unknown said...

Crentes (lato sensu) e analfabetos deveriam receber teclados sem CAPS LOCK.

GENTE, QUANTA MEDIOCRIDADE.
Antes medíocre do que mau caráter

Medíocre é aquele que está na média, não aceita o novo.
Mau caráter é aquele que se utiliza da ignorância das pessoas para obter benefício próprio

Porém "o segredo" traz ideias novas. Tudo no universo comprova que a lei da atração é verdadeira.
Ué se "tudo" comprova que "The Secret" funciona então cadê as provas?

OBSERVEM, VOU DAR ALGUNS EXEMPLOS:
Quando crescemos e somos adultos tendemos a repetir o padrão de pessoas que possuem o mesmo comportamento que os nossos pais tinham na nossa infância, de maneira inconsciente. Podem reparar, muitas mulheres que possuíam maridos ou pais alcóolotras acabam sempre atraindo homens assim no futuro

Falácia da evidência anedótica

HORA, OBSERVAR É A CHAVE. BRIGUENTO ATRAI BRIGUENTO, FOFOQUEIRO ATRAI FOFOCAS.
Então o ébrio atrai a cachaça? hahha eu acho que é ele quem vai atrás dela? Meu é cada um que me aparece

ONDE ESTÁ COMPROVADO QUE ISSO NÃO É VERDADE.
Bom o artigo demonstrou que isso não é verdade mais infelizmente você não teve capacidade/honestidade intelectual suficiente para entender/reconhecer.

EU JÁ ESTOU FARTO DESSE MATERIALISMO ESTÚPIDO!!!
Então vai viver igual ao monge franciscano vai...

SE VOCÊS NÃO ACREDITAM NA LEI DA ATRAÇÃO E NÃO FAZEM O MÍNIMO ESFORÇO PARA OBSERVAR A REALIDADE, ENTÃO PAREM DE SAIR FALANDO MERDA POR AÍ.
Se você não tem capacidade intelectual suficiente para compreender o artigo e sequer refutar os argumentos aceite sua incapacidade e não fiquei deixando comentários idiotas como esse.

ALIÁS, façam melhor!!! Voltem já para aquele condicionamento medíocre que faz com que vejam a vida de maneira "pequenininha".
Aliás, faça melhor volta para o ensino médio e volta a estudar, quem saber depois de muitos anos você consiga aprender a interpretar texto. ter senso crítico e deixar de acreditar em bobagens

O problema é de vocês! EU ESTOU COM A MINHA VIDA À MIL MARAVILHAS DEPOIS QUE ASSISTI THE SECRET.
A vida de todos os usuários de drogas também está a mil, para eles toda aquela química faz sentido. Para outros idiotas toda essa pseudofilosofia faz sentido, cada um escolhe o meio que quer para se enganar.

BOM, NO FINAL QUE GANHOU COM ISSO FOI APENAS EU MESMO. FODA-SE A DESCRENÇA DE VOCÊS.
Se só você ganha então porque entrou nesse blog e deixou esse comentário? Deixe de ser ridículo, no fundo deve estar com dúvida porque alguém já lhe demonstrou o tamanho da idiotice que é o The Secret. Ah da próxima vez destrava o CAPS LOCK.

8:18 AM  
Anonymous Marcos said...

Esse materialistas viu! Como são ridículos. É preciso rir de toda essa mediocridade. Vivem relacionando tudo à religião e à misticismo. Quanta estupidez.

Se misticismo é reconhecer que a consciência é a base do nosso ser, então eu não sei mais o que dizer.

OS MATERIALISTAS É QUE SÃO MÍSTICOS. Eles têm a idéia completamente ridícula de que todo mundo é um robozinho, pré-programado sem capacidade nenhuma de escolha.

A matéria é apenas uma parte da nossas vivências e não reconherer isso É ESDRÚXLO. DIZER QUE A MATÉRIA É O ÚNICO UNIVERSO QUE EXISTE SIGNIFICA TOTAL FALTA DE CIÊNCIA

O filme "O Segredo" incomoda tanto os materialistas! Ah, pq será? Será que é pq ele fala de alguma verdade que os poderosos tentam ocultar do público?!

Ora, a lei da atração mudou completamente a minha vida, pq na verdade eu me curei das minhas atitudes compulsivas, tendo a consciência de criar a minha realidade.

Podem falar o que quiserem, é tudo bobagem. Eu sei o quanto a minha vida se modificou para melhor. E O MELHOR, A GENTE SENTE! Eu sei que estou bem, pois me sinto abundante, curado e em paz com a vida. Aliás, quem ganha com isso SOU EU. Olha só, sobre o exemplo idiota que você citou (pseudo_philosopher), me responda, qual vício pode trazer a sensação de cura e paz? AH, PARECE QUE VOCÊS NÃO PENSAM! É palhaçada viu.

Coisa que os materialistas jamais conseguirão. Ao menos que estejam dispostos a largar esse orgulho de possuírem a verdade absoluta das coisas.

12:12 AM  
Blogger Unknown said...

Esse materialistas viu! Como são ridículos. É preciso rir de toda essa mediocridade. Vivem relacionando tudo à religião e à misticismo. Quanta estupidez.

1-Qual a base para afirmar que o autor e os comentaristas são materialistas?

2- Falácia ad hominem: Chamar os materialistas de rídiculos não faz o seu argumento prevalescer. Pelo contrário, demonstra que na falta de argumentos só resta a você ofender aqueles que sustentam posicionamento diferente do seu.

3- A única relação de The Secret com religião e misticismo é que todos consistem na crença em algo que não se sustenta atravé de provas. E isso ficou demonstrado pelo artigo. Mas é claro que você não conseguiu refutar nenhum dos argumentos e ficou de mimimi sapateando igual a uma criança quando perde a razão. Dessa forma se há estupidez por parte de alguém evidente que não é do autor do artigo, pois ele explana de maneira clara sobre o objeto de análise. Não obstante, apesar da fácil compreensão do texto, há pessoas que não conseguem (ou não querem) compreender e sequer tem a capacidade de contra-argumentar.



Se misticismo é reconhecer que a consciência é a base do nosso ser, então eu não sei mais o que dizer.

Percebe-se que você não sabe mesmo o que diz. E se reconhecesse isso talvez não falasse aquilo que não sabe e não tem como provar. Tampouco utilizaria-se de tantas ofensas como fez até o momento. Todavia, isso apenas comprova o que disse alhures, na ausência de argumentos se apela para a ignorância.



OS MATERIALISTAS É QUE SÃO MÍSTICOS. Eles têm a idéia completamente ridícula de que todo mundo é um robozinho, pré-programado sem capacidade nenhuma de escolha.

O ônus da prova é de quem afirma. Então faça o favor de colocar pelo menos três citações de autores materialistas que demonstrem que eles são misticos e que a filosofia deles consistente nessa bobagem que você escreveu. Aliás, essa descrição tosca de "ser pré-programado sem opção de escolha" faz parte da doutrina cristã-anglicana e não guarda relação alguma com o materialismo, mas é óbvio que você não sabia, pois suas leituras devem ter sido limitadas a "bons" livros como "The Secret".




A matéria é apenas uma parte da nossas vivências e não reconherer isso É ESDRÚXLO.

Então quem sabe você consegue alguém que demonstre que a existência do ser humano ultrapassa a matéria. Porque até hoje - e já faz muito tempo - idiotas afirmando que o ser humano transcende a matéria com certeza não faltam, mas demonstrar e comprovar isso não conseguem. Então assim que você demonstrar que há espírito, alma, ou qualquer outra "parte" do ser humano que transcenda a matéria, dai então talvez alguém lhe dê ouvidos. Até lá vai ser só mais ignorante afirmando coisas que não consegue provar.



DIZER QUE A MATÉRIA É O ÚNICO UNIVERSO QUE EXISTE SIGNIFICA TOTAL FALTA DE CIÊNCIA

Na boa você cursou o ensino médio? Já leu alguma coisa sobre método científico (v.g. Popper, KARL) acredito que não, pois se tivesse feito saberia que falta de ciência e de seriedade é afirmar pseudoverdades como The Secret faz. Se houvesse alguma verdade no que é afirmado em The Secret é evidente que tais afirmações passariam incólumes aos questionamentos, fato que não ocorreu conforme se percebeu ao longo do presente artigo.

8:21 AM  
Blogger Unknown said...

O filme "O Segredo" incomoda tanto os materialistas! Ah, pq será? Será que é pq ele fala de alguma verdade que os poderosos tentam ocultar do público?!

Lá vem ele com "os materialistas". Mas enfim, The Secret não incomoda ninguém, aquilo é uma bobagem e acredita quem quer, da mesma forma que há pessoas que acreditam em fadas em gnomos, etc. Todavia, há pessoas que tem um senso crítico mais apurado e percebem as incongruências que são afirmadas naquele vídeo/livro, pessoas que tem um compromisso com a verdade e com a qualidade do que se transmite aos outros. Tem gente que não vê nada de mal em algumas religiões que se alastram pelo Brasil onde pastores exploram a ignorância das pessoas, utilizando-se da fé, da crença para incitá-las a dar grande parte de sua renda. Há pessoas que não se importam se aquilo que acreditam é ou não verdade. Mas há aquelas que se importam e para essas não são meras afirmações, que não passam pelo crivo da ciência, que terão algum valor.



Ora, a lei da atração mudou completamente a minha vida, pq na verdade eu me curei das minhas atitudes compulsivas, tendo a consciência de criar a minha realidade.

1- falácia da evidência anedótica.

2- porque será que esse também é um dos argumentos utilizados pelos religiosos?

3- Sua afirmação tem tanta força probatória de que The Secret funciona, quanto eu afirmar que: A lei da atração NÃO mudou completamente a minha vida, pq na verdade eu NÃO me curei das minhas atitudes compulsivas, NÃO tendo a consciência de criar a minha realidade. Pronto, sua prova foi refutada.

4- Que "no sense"é esse de criar sua "própria realidade". Quer dizer então que cada um deve ter sua "própria realidade" subjetivismo total?! Interessante, pois sob essa perspectiva tudo estaria legitimado desde um homicída a um mero seguidor de The Secret. Talvez seja por conta contra desse tipo de pensamento que as pessoas com bom senso se recusam a aceitar as alucinações de The Secret.




Podem falar o que quiserem, é tudo bobagem.

=D mimimi quando parar de sapatear vai ir pro quarto e bater a porta e chamar a gente de feio e bobo?

8:23 AM  
Blogger Unknown said...

Eu sei o quanto a minha vida se modificou para melhor. E O MELHOR, A GENTE SENTE!

1- falácia da evidencia anedótica.

2- Se um usuário de droga afirmar que as substâncias modificaram a vida dele para melhor e ele sente o melhor, você passará a acreditar que drogas fazem bem?




Eu sei que estou bem, pois me sinto abundante, curado e em paz com a vida. Aliás, quem ganha com isso SOU EU.

Um esquizofrênico também pode achar que a "realidade própria dele" que alguns chamariam de "alucinação/delírio" também lhe faz bem, lhe dando paz com a vida. E que no final quem ganha com isso é ele. Você acha que tem razão o esquizofrênico? O fundamento utilizado é o mesmo que o seu, ou seja, falácia da evidência anedótica.



Olha só, sobre o exemplo idiota que você citou (pseudo_philosopher)

O exemplo é idiota porque? Como eu disse antes afirmar algo seguido de um ofensa sem fundamentar não lhe garante status de verdade. O argumento foi tão idiota que sequer você teve capacidade de refutar.



me responda, qual vício pode trazer a sensação de cura e paz? AH, PARECE QUE VOCÊS NÃO PENSAM! É palhaçada viu.

Vício em drogas, em bebidas, em religiões. Aliás, todo o vício tem por fim a sensação de prazer do viciado, dentre os quais podem ser emglobadas a (cura - seja lá do que for) e a (paz - seja lá do que for). Ou você acha que os viciados são viciados apenas porque querem fazer mal a própria saúde? Evidente que não se trata de um exemplo idiota como mencionado por você, mas sim da sua parca capacidade e conhecimento sobre as coisas que, diga-se de passagem, são de conhecimento comum. Não obstante, quem parece que não pensa é você, e durante todos os seus comentários se limitou a negar os argumentos sem apresentar fundamentos.



Coisa que os materialistas jamais conseguirão. Ao menos que estejam dispostos a largar esse orgulho de possuírem a verdade absoluta das coisas.

Deixar o pensamento racional, as bases filosóficas construidas ao longo dos anos, o conhecimento empírico acumulado, o método científico e ceticismo por The Secret? Não, obrigado! Acho até que o uso moderado de algumas substâncias ilegais e menos danoso do que seguir The Secret.

8:24 AM  
Blogger Ron Jeremy said...

Ora, a lei da atração mudou completamente a minha vida, pq na verdade eu me curei das minhas atitudes compulsivas, tendo a consciência de criar a minha realidade.

4- Que "no sense"é esse de criar sua "própria realidade". Quer dizer então que cada um deve ter sua "própria realidade" subjetivismo total?! Interessante, pois sob essa perspectiva tudo estaria legitimado desde um homicída a um mero seguidor de The Secret. Talvez seja por conta contra desse tipo de pensamento que as pessoas com bom senso se recusam a aceitar as alucinações de The Secret.

é simples! isso tudo vem de uma exacerbação da escola sofística

10:55 AM  
Anonymous Marcos said...

AH, vai pastar!

hauahuahauhauaha

eu quero mais é ser feliz, FODAM-SE OS DESCRENTES. Bando de desocupados.

11:10 AM  
Blogger Ron Jeremy said...

agora temos uma evidência empírica de que O Segredo não melhora o caráter das pessoas

11:23 AM  
Blogger Unknown said...

agora temos uma evidência empírica de que O Segredo não melhora o caráter das pessoas
bingo !

1:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ninguém nunca disse que O Segredo melhora o caráter das pessoas!

BANDO DE IDIOTAS!

O Segredo nos mostra um poder que até entao era oculto ao ser humano. MAS CADA UM FAZ O QUE QUER COM ELE.
PODE USAR PARA O BEM, OU PARA O MAL.

E TEM MAIS, não se preocupem com os descrentes galera! O problema é deles, que ao mínimo tiveram a coragem de experimentar coisas novas.

Aliás, nunca pararam pra perceber que existe um ciência por trás d'O Segredo. A PNL (programação neuro-linguística) nos mostra que a mente é uma estrutura com crenças e mensagens que podem ser modificadas linguisticamente.

Ah, mas vai ver se os descrentes já ouviram ou estudaram sobre a PNL?

10:29 AM  
Blogger Ron Jeremy said...

BANDO DE IDIOTAS!

usar CAPS o tempo todo também me parece idiotice

O Segredo nos mostra um poder que até entao era oculto ao ser humano. MAS CADA UM FAZ O QUE QUER COM ELE.
PODE USAR PARA O BEM, OU PARA O MAL.


pena que tu resolveste usá-lo só para encher o saco

E TEM MAIS, não se preocupem com os descrentes galera! O problema é deles, que ao mínimo tiveram a coragem de experimentar coisas novas.

falando em experimentar coisas novas, eu já vi pedófilos e sadomasoquistas utilizarem esse mesmo argumento para convencer os outros

abraço por trás
(certo que tu já experimentaste)

10:51 AM  
Blogger Unknown said...

Ninguém nunca disse que O Segredo melhora o caráter das pessoas!
Eu sei o quanto a minha vida se modificou para melhor. E O MELHOR, A GENTE SENTE! Eu sei que estou bem, pois me sinto abundante, curado e em paz com a vida. Aliás, quem ganha com isso SOU EU.
O caráter não faz parte da vida das pessoa? Talvez da sua não. Dessa forma, ou você mentiu quando afirmou o transcrito acima. Ou está mentindo quando diz que nunca disse que “The Secret” melhora o caráter das pessoas. Aliás, falta de caráter tem aqueles que professam as bobagens de “The Secret” como se verdade fosse.



BANDO DE IDIOTAS!
1- Mais falácia ad hominem, o que corresponde a: “Não tenho capacidade intelectual para refutar os argumentos deles, vou ofendê-los e assim quem sabe um outro acéfalo como eu vai pensar que sai vitorioso no debate... cry baby cry....


O Segredo nos mostra um poder que até então era oculto ao ser humano. MAS CADA UM FAZ O QUE QUER COM ELE. PODE USAR PARA O BEM, OU PARA O MAL.
Que poder? Não há comprovação de poder algum a não ser o que está o seu reduzido intelecto. E se você entende “oculto” como sinônimo de “inexistente” daí tudo bem. Utilizando a mesma falácia eu poderia dizer: “A esquizofrenia nos mostrou seres que até então eram ocultos ao ser humano”.


E TEM MAIS, não se preocupem com os descrentes galera!
Hahaha o cara até parece que está falando para uma massa de pessoas que acreditam nessa tosquice. Hello volta pra Terra rapaz! Tu tá fazendo comentários em um artigo que desmente essa babaquice, via de regra – e basta olhar os comentários acima – as pessoas que lêem e comentam o artigo não acreditam nessa bobagem.
O problema é deles, que ao mínimo tiveram a coragem de experimentar coisas novas.
Imaginem a frase acima sendo proferida por um esquizofrênico ou dependente químico, que a afirma perante outros para “comprovar” sua tese de que a esquizofrenia/drogas são boas, e constituem um “poder oculto”.

Aliás, nunca pararam pra perceber que existe um ciência por trás d'O Segredo. A PNL (programação neuro-linguística) nos mostra que a mente é uma estrutura com crenças e mensagens que podem ser modificadas linguisticamente.
Tá e daí? O que isso muda? Onde a ciência diz que a mente pode interferir no mundo físico? Acho que você deveria reler o artigo pois parece que não entendeu nada e continua falando bobagens como agora.


Ah, mas vai ver se os descrentes já ouviram ou estudaram sobre a PNL?
Já ouviu falar em DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)? Não né? Pois é mas para sua sorte não importa porque DHCP não tem nenhuma relação com o debatido aqui da mesma forma que a PNL (a menos que você demonstre isso), portanto, pouco importa se ouvi e estudei sobre PNL (da mesma forma que não importa se você ouviu ou estudou sobre DHCP) porque eles não guardam relação com o fato discutido aqui. E só para lembrar o ônus cabe aquele que afirma. Ou seja, ou você demonstra onde a PNL encontra relação com “The Secret” ou reconheça que o que você afirmou acima não serve para nada

12:08 PM  
Anonymous marcos said...

Ai meu Deus, quanta discussão besta!

Esse debate está ficando cada vez mais ridículo.

Eu disse que o poder era oculto ATÉ ENTÃO. E vocês ainda me perguntam pq eu estou usando o Caps - ora, tudo que eu escrevo normal parece que vocês não entendem!

Vocês querem provas de que a nossa mente pode interferir no mundo físico?! NOSSA! SE PREPAREM, pois existem milhares!

Primeiro - eu posso provar que a PNL tem sim uma relação com O Segredo. Vejam bem, o filme mostra em como os nossos sentimentos e pensamentos podem mudar as nossas vidas. Na PNL nós sabemos que PARA TODA E QUALQUER AÇÃO humana existe um pensamento que gera um sentimento, seguindo de ação.

Procure no YouTube a entrevista feita pela Joven Pan Online com o especialista Alexandre Bortoletto e você verá o que eu estou dizendo.

Pensamento GERA sentimento/emoção que GERA ação.

Se uma pessoa por exemplo tem pensamentos negativos sobre o dinheiro, isso vai alterar a realidade física dela - trazendo falta de dinheiro. Sendo assim, se eu tenho o pensamento "ter dinheiro é muito difícil, é preciso lutar muito para viver", logo vou AGIR e sentir dessa maneira. SIMPLES, NÃO?

PORTANTO, mudar as nossas crenças mudam a nossa vida! Pois passamos a agir diferente, viver diferente. E ISSO É TUDO! E a mente é isso: quando vc aprende a usá-la - o que hj só pode ser feito depois de ter sofrido mto, pois isso não é ensinado nas escolas e faculdades - você passa a modificar a sua estrutura mental a seu favor criando hábitos de riqueza e saúde.

A PNL pode curar até doenças. Porque a ciência já comprovou que as nossas doenças possuem origem emocional. Os criadores da PNL disseram "Admitimos que todas as doenças são psicossomáticas."

Concluindo, PNL = ESCOLHAS.

Livre-arbítrio = superconsciência para escolher as possilidades do universo.

*Um estudo realizado pelos psicólogos Emily Balcetis, da Universidade de Nova York, e David Dunning, da Universidade Cornell, ambas nos Estados Unidos, acaba de revelar que a forma como vemos o mundo depende daquilo que desejamos. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores pediram a um grupo de voluntários – parte deles com sede – que estimassem a que distância estava uma garrafa de água.

Os sedentos afirmaram que ela estava mais perto que os demais. Em outro teste, os participantes deviam atirar um saquinho com pedras em cima de vale-presentes com valores variados. Os que tentavam acertar nos cupons de US$ 25 erravam o alvo, em média, em 23 cm para menos, enquanto os que tentavam acertar alvos de maior valor ultrapassavam o local exato em apenas 2,5 cm.

A pesquisa, publicada no periódico Psychological Science, mostra que com a evolução do cérebro as pessoas que subavaliavam as distâncias de certas metas deveriam estar perseguindo objetivos que desejavam com grande intensidade.

“Acreditar que a água está perto quando temos sede aumenta nosso empenho em buscá-la e nos torna mais esperançosos de satisfazer rapidamente o anseio”, comenta Emily Balcetis.

FONTE: Psicologado*

Experimentos da parapsicologia também provam que a nossa mente influencia sim coisas do mundo físico. Vários parapsicólogos, certa vez, analisaram uma Santa que chorava sangue. E foi constatado, que as lágrimas da santa eram da própria dona de casa, que afirmava ser tudo um milagre.

*CONTINUA....

9:13 PM  
Anonymous marcos said...

(...)

Como vocês podem ver, não tem nada a ver com misticismo ou religião. Na verdade esse conhecimento das LEIS UNIVERSAIS existem há séculos. Existem leis físiicas, assim como existem leis que regem o nosso universo interior.

Bem, esse é o meu último comentário aqui. A minha função não é provar nada pra ninguém. Cada um que busque a verdade por si só.

Procurem pelos assuntos/pessoas para maiores informações: Lair Ribeiro, Amit Goswami, Louise Hay, Movimento do Novo Pensamento.

Algumas frases pra terminar...

“Tudo depende de como olhamos para as coisas, e não de como elas são em si mesmas.” - Carl Jung

“Aquilo que você resiste, persiste.” - Carl G. Jung

"Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos e sentimos! Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificados por eles. Um surto de depressão pode arrasar seu sistema imunológico; apaixonar-se, ao contrário, pode fortificá-lo tremendamente." - Deepak Chopra

"Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo." - Henry Ford

"A nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fizerem dela."
- Marco Aurélio

"Se você está sofrendo por algo externo, a dor não se deve à coisa em sí, mas ao valor que você dá a ela; e isto é algo que você tem o poder de anular a qualquer momento." - Marco Aurélio

Abraço pra vocês! Muita paz e força interior.

9:14 PM  
Blogger Ron Jeremy said...

já vai tarde, proto-sofista

9:28 PM  
Blogger Unknown said...

Ai meu Deus, quanta discussão besta!
Esse debate está ficando cada vez mais ridículo.


E de quem será a culpa?

Eu disse que o poder era oculto ATÉ ENTÃO. E vocês ainda me perguntam pq eu
estou usando o Caps - ora, tudo que eu escrevo normal parece que vocês não
entendem!


Para algo ser oculto ele precisar primeiro existir. Está havendo falha na sua
premissa.


Vocês querem provas de que a nossa mente pode interferir no mundo físico?!
NOSSA! SE PREPAREM, pois existem milhares!

Uaaaaaauuuu... veremos então.

Primeiro - eu posso provar que a PNL tem sim uma relação com O Segredo. Vejam
bem, o filme mostra em como os nossos sentimentos e pensamentos podem mudar as
nossas vidas. Na PNL nós sabemos que PARA TODA E QUALQUER AÇÃO humana existe um
pensamento que gera um sentimento, seguindo de ação.

Pois é toda ação HUMANA pode até ser efeito de um pensamento, agora procure
movimentar uma bicicleta com a do pensamento, e veja se ela sai do lugar.


Procure no YouTube a entrevista feita pela Joven Pan Online com o
especialista Alexandre Bortoletto e você verá o que eu estou dizendo.

1 - O ônus da prova é daquele que afirma, não é minha responsabilidade
procurar e sim sua demonstrar.
2 - Se o Sr. Alexandre Bortoletto afirma a mesma coisa que você não preciso nem
me dar o trabalho de escutá-lo pois o argumento já foi refutado na linha
acima.


Pensamento GERA sentimento/emoção que GERA ação.
Pode até ser, o problema reside no fato de que só alguns seres vivos tem a
capacidade de sentir/emocionar-se, dessa forma aqueles seres/objetos que não
possuem tal capacidade não terão capacidade de Ação. E eu venho insistindo nisso
a uns 3 comentários, mas parece que você insiste em ignorar tal FATO.

2:13 PM  
Blogger Unknown said...

Se uma pessoa por exemplo tem pensamentos negativos sobre o dinheiro, isso vai alterar a realidade física dela - trazendo falta de dinheiro.
Não seja ridículo! Conhece um cara chamado Eike Batista? Tu acha que se ele
tiver "pensamentos negativos" o dinheiro dele irá se evaporar?
Se eu tiver um ¨pensamento negativo¨ o meu dinheiro desaparece da minha
carteira? Pensamentos não modificam o mundo físico e ponto, aceite isso e pare
de passar vergonha.


Sendo assim, se eu tenho o pensamento "ter dinheiro é muito difícil, é preciso lutar muito para viver", logo vou AGIR e sentir dessa maneira. SIMPLES,
NÃO?

Tá bom então. Então tu imaginas que dinheiro cair do céu e viva de maneira
pródiga, gaste toda suas economias, e seu salário, mas continue acreditando e
AGINDO como se o dinheiro fosse cair do céu. Quero ver se após 4 meses você não
estará passando fome, ou sendo despejado de sua casa, sendo demitido quem
sabe. Se você demonstrar que após viver assim milagrosamente quantias enormes de
dinheiro caíram do céu para você eu passo a acreditar nessa bobagem.


PORTANTO, mudar as nossas crenças mudam a nossa vida!
Muda nossas vidas, mas não muda o mundo físico. É óbvio que se você pensar
que trabalhando irá ganhar dinheiro, e por tal pensamento em prática, através da
ação de TRABALHAR, consequentemente irá obter uma remuneração - ou não -. E no
próprio artigo é dito isso:"Sim, o pensamento positivo funciona e o
verdadeiro segredo do seu sucesso não reside em teorias esotérico-mirabolantes,
mas na soma de uma miríade de fatores ordinários individualmente imperceptíveis.
No entanto, como veremos ao longo da segunda parte desse post, existe uma boa
distância entre perseguir com uma postura positiva aquele bônus de final de ano
e acreditar que sua conta bancária vai aumentar só escrevendo zeros com uma
caneta à direita do seu saldo, como afirma "O Segredo".


Pois passamos a agir diferente, viver diferente. E ISSO É TUDO!
Vou te dar mais uma chance, leia o artigo novamente, talvez estude um pouco
de interpretação de texto (eles deveriam ter te ensinado isso no ensino médio) e
então reflita sobre o que você está dizendo nesses comentários sem sentido.

2:15 PM  
Blogger Unknown said...

E a mente é isso: quando vc aprende a usá-la
O que não é o seu caso.

- o que hj só pode ser feito depois de ter sofrido mto, pois isso não é
ensinado nas escolas e faculdades - você passa a modificar a sua estrutura
mental a seu favor criando hábitos de riqueza e saúde.

Pois é, geralmente nas escolas e faculdades (as boas ao menos) o conhecimento
que nos é transmitido vem corroborado em estudos sérios, havendo ampla e longa
pesquisa a respeito, quem sabe você não tivesse sofrido tanto, se tivesse
prestado mais a atenção quando estava na escola e/ou faculdade. Talvez tivesse
capacidade cognitiva suficiente para compreender que nada do que disse até agora
se sustenta.


A PNL pode curar até doenças. Porque a ciência já comprovou que as nossas
doenças possuem origem emocional. Os criadores da PNL disseram "Admitimos que
todas as doenças são psicossomáticas."

Eu adoro quando esses toscos dão o tiro na própria cabeça. Vejamos:

1 - "A PNL pode curar até doenças"
Que doenças? As psicossomáticas? (v.g. resfriados) De fato tais tipos de
doenças são curadas pelo próprio sistema imunológico, não sendo necessário,
portanto, ser ministrado medicamentos, que são utilizados apenas no combate aos
sintomas. Dessa forma, pode até ser que o "pensamento positivo" auxilie para uma
recuperação mais rápida. Mas a doença seria curada ainda que não houvesse
pensamento positivo algum. Então a PNL continua não modificando o mundo físico.
Aliás, lembre-se que você afirmou que havia milhares, mas até agora não
conseguiu demonstrar nenhuma.
.

2 - "Porque a ciência já comprovou que as nossas doenças possuem origem
emocional."

Cara o que você acabou de afirmar é uma bobagem tão, mas tão grande que eu
deveria parar o debate agora e deixar você ser feliz na sua ignorância. Mas como
quem está passando vergonha é você eu vou seguir em frente. Me diga um
cientista, médico renomado que tenha afirmado tal absurdo? Deixe de mau
caratismo, não afirme aquilo que você não sabe! E até você vai conseguir
perceber que essa afirmação é ridícula, para isto basta observar as doenças
contagiosas AIDS, Varíola, DST's. Ou as doenças decorrente de exposição a
materiais radioativos (v.g. câncer). Todas elas são doenças e não possuem origem
emocional. Fato é que as doenças que tem origem emocional constituem minoria na
seara das moléstias humanas. Espero que você tenham um pouco de vergonha na cara
e estude mais para não falar outras bobagens como essa.

2:16 PM  
Blogger Unknown said...

Concluindo, PNL = ESCOLHAS.
Concluindo, você não demonstrou nada daquilo que prometeu, só falou bobagens,
e continua insistindo que tem razão sem conseguir refutar nenhum dos argumentos
do artigo. Agora aproveite seu tempo e vá estudar bons livros e tente recuperar
o tempo que você perdeu com "The Secret".


Livre-arbítrio = superconsciência para escolher as possilidades do
universo.

Livre-arbítrio não existe:
http://super.abril.com.br/saude/livre-arbitrio-nao-existe-447694.shtml
http://ceticismo.net/religiao/omnisciencia-vs-livre-arbitrio/


*Um estudo realizado pelos psicólogos Emily Balcetis, da Universidade de Nova
York, e David Dunning, da Universidade Cornell, ambas nos Estados Unidos, acaba
de revelar que a forma como vemos o mundo depende daquilo que desejamos. Para
chegar a essa conclusão, os pesquisadores pediram a um grupo de voluntários –
parte deles com sede – que estimassem a que distância estava uma garrafa de
água.

Os sedentos afirmaram que ela estava mais perto que os demais. Em outro teste,
os participantes deviam atirar um saquinho com pedras em cima de vale-presentes
com valores variados. Os que tentavam acertar nos cupons de US$ 25 erravam o
alvo, em média, em 23 cm para menos, enquanto os que tentavam acertar alvos de
maior valor ultrapassavam o local exato em apenas 2,5 cm.

A pesquisa, publicada no periódico Psychological Science, mostra que com a
evolução do cérebro as pessoas que subavaliavam as distâncias de certas metas
deveriam estar perseguindo objetivos que desejavam com grande intensidade.

“Acreditar que a água está perto quando temos sede aumenta nosso empenho em
buscá-la e nos torna mais esperançosos de satisfazer rapidamente o anseio”,
comenta Emily Balcetis.

FONTE: Psicologado*


O fato de alguém imaginar que a água está mais perto, não faz com que ela
ESTEJA de FATO mais perto. Dãh. Da mesma forma o fato de as pessoas quererem
acertar os saquinhos com pedra nos valores maiores, não fez com que os valores
maiores chegassem mais perto deles.

2:17 PM  
Blogger Unknown said...

Experimentos da parapsicologia também provam que a nossa mente influencia sim
coisas do mundo físico. Vários parapsicólogos, certa vez, analisaram uma Santa
que chorava sangue. E foi constatado, que as lágrimas da santa eram da própria
dona de casa, que afirmava ser tudo um milagre.

Onde restou comprovado que a mente modifica o mundo físico nessa abobrinha
que você afirmou? Primeiro que sequer há indicação do referido estudo. Depois, o fato de o sangue que encontra nas suspostas lágrimas da santa serem na mulher não prova nada também. A mulher desejava que a santa chorasse? E mais, desejava que a santa chorasse o sangue dela (da mulher)?. Ou seja, o mais provável é que fosse uma outra golpista colocando gotas do seu próprio sangue nos olhos da santa e depois saia afirmando essa bobagem. E como eu falei onde há este estudo?
Quais os especialistas que realizaram? Mas digo especialistas não
parapsicólogos.


*CONTINUA....

(...)

Como vocês podem ver, não tem nada a ver com misticismo ou religião. Na
verdade esse conhecimento das LEIS UNIVERSAIS existem há séculos. Existem leis físicas, assim como existem leis que regem o nosso universo interior.

Não tem é? Bom com ciência é que não tem.

Bem, esse é o meu último comentário aqui. A minha função não é provar nada
pra ninguém.

Eu quase chego a duvidar disso. Se você não queria provar nada então porque
ficou debatendo até agora? Não seja hipócrita!


Cada um que busque a verdade por si só.
Dito de outra forma, não consegui provar, nem demonstrar nada do que afirmei
então vou ficar quieto e quem quiser que acredite ou procure mais sobre as
bobagens que eu falei.


Procurem pelos assuntos/pessoas para maiores informações: Lair Ribeiro, Amit
Goswami, Louise Hay, Movimento do Novo Pensamento.

Mais inversão do ônus da prova...

Algumas frases pra terminar...
“Tudo depende de como olhamos para as coisas, e não de como elas são em si
mesmas.” - Carl Jung

“Aquilo que você resiste, persiste.” - Carl G. Jung

"Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo
que pensamos e sentimos! Nossas células estão constantemente bisbilhotando
nossos pensamentos e sendo modificados por eles. Um surto de depressão pode
arrasar seu sistema imunológico; apaixonar-se, ao contrário, pode fortificá-lo
tremendamente." - Deepak Chopra

"Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está
certo." - Henry Ford

"A nossa vida é aquilo que os nossos pensamentos fizerem dela."
- Marco Aurélio

"Se você está sofrendo por algo externo, a dor não se deve à coisa em sí, mas ao
valor que você dá a ela; e isto é algo que você tem o poder de anular a qualquer
momento." - Marco Aurélio

Abraço pra vocês! Muita paz e força interior.


Já que estamos falando de frases, tem uma muito boa do filósofo alemão Friedrich
Nietzsche (1844-1900) afirmava:
“Uma vez tomada a decisão de não dar ouvidos
mesmo aos melhores contra-argumentos: Sinal do caráter forte. Também uma
ocasional vontade de ser estúpido”.

2:19 PM  
Anonymous Thiago Sá said...

Kkkkkk... Cara você é muuuiiito engraçado, estou rindo até agora... Virei leitor, parabéns!

4:10 PM  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

2:59 AM  
Blogger Ron Jeremy said...

mais um spam de um livro ruim pra cacete :-(

3:12 PM  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

4:27 PM  
Blogger Ron Jeremy said...

mas tu continuas sendo spammer :-)

5:28 PM  
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

6:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ron e pseudo_philosopher são a mesma pessoa.

E não precisa muito. Não se dá o mínimo de trabalho mudando a forma como se escreve.
É o tipo de pessoa que faz de tudo para manter uma discussão. Critica os outros por não possuírem argumentos para rebatê-lo, se acha superior intelectualmente e para manter esta afirmação como verdade em sua mente, ofende as outras pessoas e as critica quando agem da mesma maneira.

Ron ou pseudo_philosopher, como queira, se quiser me ofender ou dizer que não concluí o ensino fundamental fique à vontade. É bem pouco provável que retorne para cá.

É só uma breve análise de sua forma de agir..

A propósito, assisti o filme e li o livro. Não dou a mínima e não tento convencer ninguém a acreditar nisso, eu acredito e isso é o bastante para mim.

E também gostei do post. Sempre gosto de pesquisar coisas que divergem da minha crença, por curiosidade, não porque não são bastante embasadas para mim.



Lola

12:37 AM  
Blogger Ron Jeremy said...

Lola, chupe minha rola :-)

4:25 AM  
Blogger Unknown said...

Ron e pseudo_philosopher são a mesma pessoa.

Sorry. Mas... não. Nem faz sentido. E ainda que fossemos, qual seria a crítica? Aos argumentos ou a pessoa? Falácia ad hominem

E não precisa muito. Não se dá o mínimo de trabalho mudando a forma como se escreve.

Ah tá. Qualquer pessoa que tenha um pouco mais de capacidade argumentativa agora será um clone meu e do Ron... Isso dá uma teoria conspiratória bacana.

É o tipo de pessoa que faz de tudo para manter uma discussão.

Errado. Eu - e só posso falar por mim - sou o tipo de pessoa que não me dobro a falácias, ignomínias e outras besteiras que vejo.

Critica os outros por não possuírem argumentos para rebatê-lo, se acha superior intelectualmente e para manter esta afirmação como verdade em sua mente, ofende as outras pessoas e as critica quando agem da mesma maneira.

Mi mi mi só faltou chamara de feio e bobo. Então reclama com o "Criador" por ele não ter dado maior capacidade intelectual "por natureza", ou larga mão de ser preguiçoso e vai estudar e se aprimorar.

Ron ou pseudo_philosopher, como queira, se quiser me ofender ou dizer que não concluí o ensino fundamental fique à vontade.

Não me apraz.

É bem pouco provável que retorne para cá.

Sempre escuto essa ladainha. Mas esse tipo de pessoa não consegue segurar-se e daqui a pouco volta para outro "ataque de pelanca".

É só uma breve análise de sua forma de agir..

Eufemismo para dizer que não consegue formular argumentos que desconstruam e invalidem nossas afirmações.

A propósito, assisti o filme e li o livro. Não dou a mínima e não tento convencer ninguém a acreditar nisso, eu acredito e isso é o bastante para mim.

.Aham e você veio até aqui postar todo esse ressentimento só porque queria fazer novos amigos né? Tá certo então.

E também gostei do post. Sempre gosto de pesquisar coisas que divergem da minha crença, por curiosidade, não porque não são bastante embasadas para mim.

Você é masoquista? Porque se gostou de um texto que mostra que aquilo que você acredita é uma completa bobagem, podemos concluir que: a) você não entendeu nada do texto; b) você não entende nada do que sua "crença" diz; ou c) você não tem problema algum em parecer ingênuo (sim foi um eufemismo).

7:43 AM  
Anonymous Ane said...

Como pessoas tão inteligentes podem perder tanto tempo num livro e DVD que não merecem esta atenção?
A cada vez que o nome do livro ou o tema relacionado a ele for mencionado, estarão ajudando inconscientemente na divulgação. Mesmo quem não conhecia (o mais recomendável), vai então querer conhecer.
Sim. Picaretagem, manipulação.Concordo.
Mas para quem acredita: vamos usar de empatia.
Vejamos o nosso país, o nível de nossa educação pública. A minha língua nativa: falada com forte regionalismo e escrita de forma capenga.
As pessoas que conheço ficam doentes, vão ao médico, tomam vacinas e agradecem aos Deuses.Infelizmente somos engolidos pelo sentimento.
Se a raposa do Pica-Pau dizer pra elas que tem a solução dos problemas por um preço acessível, quem não pagaria pra ver?

Mas depois de tudo isso, resta a cada um a escolha, não é? Nem sempre.
O que vejo todos os dias é o quanto algumas pessoas manipulam as outras pra chegarem onde querem e, geralmente, é levando o suado dinheiro delas embora. Revoltante. Mais revoltante é quão imperceptível a ação.

De algum modo esbarrei aqui. Não para tirar sarro de alguém, apenas deixar meu ponto de vista. O post é muito interessante.

Se eu realmente acreditasse em todo o conteúdo do livro... Me concentraria fixamente para que as pessoas desta geração, trocassem o foco de autores de E.L.James por B.Pasternak...


11:10 AM  
Blogger Unknown said...

olha eu coloquei em pratica e funcionou, eu atraio muitas coisas através do pensamento, minha situação financeira está 100% melhor que antes de eu fazer pensamento meditações, consegui casamento tudo através da lei da atração, atraio pessoas legais ao meu redor...estou muito feliz e vou continuar e leio a bíblia e me foco mais nela pois ela tem passagens positivas de grandes homens como Jose do egito que de escravo virou príncipe e outros. até na faculdade vou muito bem antes estudava muito e tirava pouca nota hoje estudo menos e minha notas são ótimas...

9:40 PM  
Blogger Unknown said...

@ALF A
E claro que você consegue comprovar que as realizações que você mencionou são decorrentes da "Lei do Retorno" né?... Não? Hummm. Então seu relato não tem muito valor probante.

2:13 PM  
Anonymous Clipping Path Service said...

Nice post.Keep sharing. Thanks for sharing.

12:51 AM  

Postar um comentário

<< Home

free webpage hit counter